quinta-feira, 6 de março de 2014

08 DE MARÇO - REFLEXÃO SOBRE A CIDADANIA DAS MULHERES

Bom, algo bem didático mas importante.

Sobre o feminismo: Movimento surgido na Inglaterra a partir das últimas décadas do século XIX. A primeira onda do feminismo surgiu contra a Inquisição da Igreja Católica (que não tinha piedade, misericórdia ou perdão de Deus, a qualquer mulher que desafiasse seus princípios dogmáticos machistas) e por direitos, como o voto, que se popularizou e foi conquistado no Reino Unido, em 1918.
No Brasil a luta pelo voto também se popularizou entre as mulheres sob a liderança de Bertha Lutz, (direito conquistado em 1932).
Vale lembrar o movimento das operárias de ideologia anarquista, que em 1917 gritaram em manifesto “se refletirdes um momento vereis quão dolorida é a situação da mulher nas fábricas nas oficinas, constantemente, amesquinhadas por seres repelentes"
A medida em que o movimento cresce, surgem vertentes que vão procurar exercer o feminismo a partir de algumas abordagens...
*Feminismo Radical: Sustenta que a desigualdade sexual é resultado da sistemática subordinação social das mulheres, não simplesmente uma aplicação irracional e preconceituosa do princípio da igualdade. Denuncia a masculinidade como pano de fundo onde são forjadas as idéias de "neutralidade por motivo de gênero" ou "proteção jurídica especial a mulheres".
*Feminismo Liberal: Defende a superação das desigualdades experimentadas pelas mulheres mediante igualdade de tratamento, relutando admitir medidas diferenciadas por nelas vislumbrar a presença de uma ideologia de superioridade masculina que se traduz, por exemplo, em atitudes paternalistas, reforçadoras dos papéis tradicionais que inferiorizam mulheres diante de homens.
* Feminismo Culturalista ou Relacional: Tem como ponto de partida a postulação da existência de diferenças fundamentais entre homens e mulheres, os quais apresentam diferentes processos de desenvolvimento moral.
*AnarcoFeminismo ou Feminismo Libertário: Luta pela libertação da mulher com um viés anarquista, a emancipação feminina só se dará com a destruição do Estado e do sistema de classes, responsáveis pela opressão do gênero feminino.
*TransFeminismo: Traz ao feminismo uma reflexão ao conceito de gênero, e pensamentos que incluam trans ao discurso feminista.
Todas estas abordagens lutam de forma horizontal pelo mesmo ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário