Em sua solicitação, o Deputado Bosco Carneiro argumentou que o asfaltamento da estrada de Caiana dos Crioulos interligando Alagoa Grande a Matinhas, na Paraíba, visa possibilitar aos quilombolas residentes na região maior qualidade de vida e possibilita com mais segurança e rapidez, o escoamento da produção familiar bem como encurtar o acesso as cidades circunvizinhas, abrindo novas possibilidades de desenvolvimento e intercâmbios econômico, cultural e social.
O Deputado informou ainda ao plenário que a comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, do município de Alagoa Grande, detém uma população de aproximadamente 120 famílias e 500 habitantes, que vivem e convivem com poeira no verão e lama no inverno.
Há nessa região uma
necessidade de execução de Obras de melhoramento como pavimentação de vias para
desenvolvimento da comunidade. Isso resultará em uma melhor qualidade de vida para
os moradores na sua maioria com baixa renda per capita e com grande vulnerabilidade
social vivendo em extrema pobreza.
Informou ainda que as culturas
predominantes na região são: agricultura, pecuária, turismo e comércio. A
execução da pavimentação asfáltica beneficiará diretamente esses moradores,
permitindo, ainda, a valorização e promoção do patrimônio cultural como também
estimulará o artesanato e culinária local e o turismo, trazendo recursos importantes
para as comunidades, gerando empregos, renda e promovendo desenvolvimento e
melhor qualidade de vida.
O asfaltamento desta Rodovia é uma luta de anos da comunidade. O Governador Ricardo Coutinho e outros que passaram na gestão da Paraiba, prometeram e não cumpriram esta promessa. A Câmara de Vereadores de Alagoa Grande, a comunidade de Caiana dos Crioulos através de sua Associação, os moradores dos Municípios vizinhos, todos lutam a anos por este benefício que apesar de ter toda a cobertura das Leis protetivas dos Quilombolas, não se sabe qual o segredo de tanta dificuldade para a realização deste benefício. Mas, na política como tudo pode, com a ação incisiva do Deputado Bosco Carneiro, renovam-se as esperanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário