segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

NA FESTA DA PADROEIRA, NETO CARNEIRO SE CONSAGRA COMO A MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA DE ALAGOA GRANDE NA ATUALIDADE

 

Não se sabe a estratégia da prefeitura de Alagoa Grande, ao adiar a FESTA DA PADROEIRA que geralmente acontece a 02 de fevereiro, para este ano, ano de eleição, realizar a mesma nos dias 23 e 24 num evento que consumiu mais de Seiscentos Mil Reais dos cofres públicos e que o povo denominou de “festa da padroeira fora de época”.

No inicio, andaram dizendo que “o prefeito ia aproveitar a festa para oficialmente, anunciar o nome de seu candidato, o que não aconteceu devido aos péssimos resultados que o mesmo alcançou nas pesquisas perdendo até para Beto do Sindicato.  Definitivamente, a situação já se dá por vencida; é a sensação demonstrada pela maioria dos componentes do grupo chibata.

Terminou que o povo consagrou a festa como sendo “a festa de consagração de Neto Carneiro como a maior liderança política de Alagoa Grande na atualidade, e do lançamento da união dos partidos AVANTE, PL e REPUBLICANOS ou seja, Deputado João Bosco Carneiro e Neto Carneiro, pré-candidato a prefeito do município, o ex-prefeito Hildon Régis, o ex-prefeito Bôda, o ex-sec. da Saúde, dr. João Montenegro e Evaldo Vieira, ex-vice prefeito.

Assim sendo, na festa da padroeira foi o assunto da noite e ao adentrarem o recinto da festa, a comitiva do Deputado João Bosco, arrebatou a atenção do público que parou para abraçar Neto Carneiro e parabenizar Bôda, seu Hildon, Evaldo e dr João Montenegro, possível vice- prefeito na chapa  de Neto Carneiro, pela vitoriosa união.

Se por um lado o povo reclamava do som e o alto preço pago para alguns artistas que não se comparavam aos artistas da terra que ficaram todos de fora, por outro lado, serviu para entrelaçarem as conversas entre a multidão e seus líderes políticos tendo a frente Neto Carneiro que foi abraçado pela grande maioria dos presentes o tempo todo.

Que venha as eleições 2024, agora com as oposições unidas, o povo de Alagoa Grande demonstra querer para nossa terra, um período de paz, sem perseguições, de oportunidades e democracia plena onde o povo não tenha medo de falar com o prefeito, onde o povo participe da gestão de forma carinhosa e bem tratada e que nossas praças, nossa lagoa, nossa Cultura, nosso Turismo e a geração de emprego e renda voltem a dar oportunidades a todos e todas que foram enganados na campanha passada com promessas de emprego através da criação de uma rede de cooperativas que nunca existiu.

Destacamos a parte, a presença marcante e cativante do Deputado João Bosco Carneiro Junior que com seu sorriso, seu abraço acolhedor e sua palavra de esperança, foi abraçado por todos e todas relembrando o carisma e a forma respeitosa que toda Alagoa Grande tinha e ainda tem por Dr. João Bosco Carneiro (pai).  É a esperança de um novo tempo para a terra de Oswaldo Trigueiro onde o povo esteja sendo tratado em primeiro lugar.

Texto de Severino Antônio (bibiu do jatobá).

Fotos de Vinicius Miranda e colhidas no  FACEBOOK do Deputado João Bosco Carneiro

Mais informações acesses:  Instagram de Neto Carneiro











 


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

DEPUTADO JUSCELINO DO PEIXE PEDE ESTADUALIZAÇÃO DE HOSPITAL MUNICIPAL SÁ ANDRADE, DE SAPÉ

 

O deputado estadual Juscelino do Peixe (Republicanos) se pronunciou nesta terça-feira (20), durante a 1ª sessão ordinária de 2024 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para fazer um apelo ao governador João Azevêdo pela estadualização do Hospital Sá Andrade, do município de Sapé.

Segundo explicou o parlamentar, a unidade hospitalar hoje é municipal, mas no passado já foi hospital regional e ofertava atendimento de média complexidade.  A microrregião engloba 138 mil habitantes e carece de uma unidade hospitalar que oferte mais assistência em saúde à população.

“Na década de 90, antes de ser municipalizado, o Sá Andrade realizava cirurgias de média complexidade, tinha pediatria e maternidade funcionando plenamente. Eu e minha família somos usuários do SUS e dói ver que o hospital hoje, sendo municipal, não dispõe sequer de um laboratório para exame que constate se uma pessoa está com dengue; não dá assistência a quem chegue enfartando, por exemplo”, lamentou.

Juscelino do Peixe lembrou que o Governo da Paraíba tem desenvolvido várias ações de melhoria na Saúde do Estado e que, por isso, faz este apelo ao governador. “É um anseio do povo da minha terra, que não para de clamar a mim, desde que assumi, por melhorias da saúde pública. Sapé perdeu o hospital regional há quase 20 anos e o governo de João, que tanto tem feito pela saúde, pode mudar essa situação. Peço apoio dos colegas parlamentares para juntarmos forças na luta por este pleito”, declarou

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

DEPUTADO JUSCELINO DO PEIXE PLEITEIA REABERTURA DE POLO DA UFPB EM COREMAS

 

DEPUTADO JUSCELINO DO PEIXE - LUTANDO PELA
VOLTA DO POLO UNIVERSITÁRIO PARA COREMAS

O deputado estadual Juscelino do Peixe (Republicanos) informou que está trabalhando pela reabertura do polo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Coremas, Sertão do Estado. A cidade era contemplada com cursos de graduação a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil, mas teve seu polo fechado, prejudicando estudantes do município e da região.

Para assegurar a reativação, o deputado Juscelino e o prefeito Irani Alexandrino já se reuniram com o reitor Valdiney Gouveia e estão realizando as tratativas com o CAPS.

Segundo o parlamentar, o prefeito está, inclusive, dando andamento à reforma e ampliação da estrutura física. A intenção é garantir as condições para reativação o quanto antes.

“Muitos profissionais foram formados por meio deste polo de educação, especialmente no campo da pedagogia. Junto com o prefeito Irani, estamos lutando para que Instituto Federal e Universidade Federal ofertem ensino superior no município. Nosso mandato tem este compromisso de trabalho”, declarou o deputado Juscelino

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

DEPUTADO JUSCELINO DO PEIXE PRESTIGIA FESTEJOS NO SERTÃO DURANTE O CARNAVAL

 Com as atividades da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) interrompidas por conta dos festejos carnavalescos, o deputado estadual Juscelino do Peixe (Republicanos) aproveitou para realizar, no período, visita a suas bases pelo interio
r do Estado.

Um dos municípios foi Coremas, onde foi recebido pelo prefeito Irani, parceiro político do parlamentar. A cidade realiza um dos maiores e mais tradicionais carnavais do Sertão paraibano. A abertura do evento teve shows com atrações conhecidas, como o cantor Luan Estilizado, e a presença de outras lideranças, a exemplo do ex-prefeito Antônio Lopes e do colega de partido, o deputado Wilson Filho.

Juscelino destacou a importância das festividades para a economia, que geram oportunidades para o empreendedorismo. “Além da tradição, o momento possibilita aos empreendedores individuais a chance de faturar um pouco mais. Ganha o comércio em geral, ganha o vendedor que aproveita a festa para comercializar o seu caldinho, o refrigerante. E no caso de Coremas, é também um resgate da cultura carnavalesca do município”, afirmou.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

DEPUTADO JUSCELINO MIGUEL PARTICIPA DA 1ª SESSÃO DO ANO NA ALPB E DESTACA COMPROMISSOS DO MANDATO

Nesta quarta-feira (07), o deputado estadual Juscelino Miguel (Republicanos) participou da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em sessão ordinária com a presença do governador João Azevêdo, que levou sua mensagem ao Poder Legislativo e prestou contas das ações do Executivo estadual.

O parlamentar definiu o momento como um dia histórico na sua trajetória pública e destacou que, há 30 anos, Sapé e municípios adjacentes esperavam um representante na Casa de Epitácio Pessoa, o que aumenta a sua responsabilidade como filho da região.

“Estou pronto para lutar pelas bandeiras que defendi durante o processo eleitoral, não apenas da piscicultura e pesca artesanal, como também de pautas que tragam desenvolvimento à nossa Paraíba. Nosso mandato tem um período curto e estou concentrando as energias para que executemos um trabalho forte, da melhor forma possível, apresentando requerimentos e projetos para o bem comum”, afirmou.

Juscelino Miguel, também conhecido como Juscelino do Peixe, assumiu o mandato em dezembro do ano passado, na sessão de encerramento das atividades legislativas, realizada de forma itinerante no Sertão paraibano

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

MORRE O EX-COMBATENTE MANOEL IZIDORO AOS 106 ANOS DE IDADE

 

SR. MANOEL IZIDORO, QUERIDO E 
CONHECIDO EM TODA ALAGOA GRANDE

Com pesar comunico que, aos 106 anos e oito meses, faleceu MANOEL IZIDORO, meu último tio do clã Oliveira da Costa".

Pelas redes sociais o engenheiro agrônomo, Roberto Vital Oliveira da Costa, informou o falecimento do ex-combatente da guerra, Manoel Izidoro da Costa.

"Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia".

A frase do escritor João Guimarães Rosa é uma das traduções, revelação da longa trajetória de Manoel Izidoro Costa de Oliveira.  A história de Manoel Izidoro teve início em 15 de junho de 1917, na Paraíba, Brejo de Areia, onde residiu no Sítio Carrapato. 

Manoel Izidoro era tio avô do jornalista colaborador da REDEGN, Ney Vital. Nascido em 1917, o idoso presenciou grandes momentos da história da humanidade, desde as grandes guerras até a pandemia de Covid-19. 

SEU MANOEL ISIDORO E PARTE DA FAMILIA

A memória conta que no sítio Carrapato ajudou o pai João Izidoro e a mãe Severina Cristina a cultivar café. Em Alagoa Grande, Paraíba, terra do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro, exerceu a função de torneiro mecânico. Solidário ensinou a diversas pessoas a "arte" da atividade. A maioria dos aprendizes divulgam a gratidão pelo mestre Manoel Izidoro. Regista-se que muitos se tornaram empresários, donos de oficinas garantindo geração de emprego e renda.

Na palma das mãos e alma venceu muitas turbulências e foi até combatente em 1945, na Segunda Guerra Mundial, um dos acontecimentos de maior impacto da história da humanidade. Manoel viveu todos os grandes acontecimentos que marcaram os últimos 100 anos locais e da humanidade.

Seu Manoel afirmava que a vida era bela, nas suas cores, sons, cheiros e amores. Os momentos devem ser a poesia da simplicidade, entrelaçada com a complexidade singela da natureza e a matéria-prima do homem, que encontra, no chão da terra, o êxtase da sua plenitude, extraída do “amanhecer do rio” e do “conversar com as águas”.

"Para viver mais de um século? Não há formulas ou mistérios. Viver é deixar viver. Viver é coragem vencida a cada segundo", afirmava. 

Manoel Izidoro morava na capital da Paraíba, João Pessoa. Na trajetória entrelaçada e que superou um século, ele dividia o tempo lembrando histórias. São 12 filhas, 01filho, 27 netos, 35 bisnetos e 13 tataranetos.

DRA. EDNÓLIA MARTA, UMA DAS FILHAS DE SEU MANOEL IZIDORO
A estilista Paula Oliveira, uma das filhas conta que ele era apreciador de um bom uísque e de uma dose de cachaça, um bom charuto, sempre com muita moderação e o gosto pela prosa, o dom de conversar.  "Era o nosso amor maior. Sua história por aqui foi linda e tranquila. Uma vida digna de um verdadeiro homem do bem e da paz. Valeu papai., finalizou Paula.

Seu Manoel Izidoro tambem é pai da Dr. Elcie Muniz esposa do Advogado Dr. Valcides Muniz atual Procurado Geral do Município de Alagoa Grande, PB.

ANIVERSÁRIO 106 ANOS: Com um café da manhã, a família de Manoel Isidoro de Oliveira se reuniu para comemorar seus 106 anos. Nascido em 1917, o idoso presenciou grandes momentos da história da humanidade, desde as grandes guerras até a pandemia de Covid-19. Segundo a família, apesar da longa idade, ele estava com a saúde praticamente intacta.

O idoso passou boa parte de sua vida no município de Alagoa Grande, localizada há 110,1 km de João Pessoa, Paraíba. Porém, a família consultou o idoso sobre a possibilidade de vir morar em João Pessoa e ele aceitou.

 De acordo com sua neta, Larissa Oliveira, o idoso trabalhava como torneiro mecânico, era militar reformado e teria sido combatente da Segunda Guerra Mundial.

Algumas de suas filhas, netas e bisnetas se reuniram em uma comemoração simples, porque ele recentemente começou a ficar mais debilitado. E é assim mesmo que seu Manoel quer comemorar seus 106 anos de vida, pertinho da família. "Principalmente hoje. O que eu mais preciso, não preciso de conforto. Mas tenho o prazer de apresentar a minha família", disse à reportagem da TV Cabo Branco.

PAULA OLIVEIRA, ESTILISTA, TAMBÉM FILHA DE SEU MANOEL IZIDORO
Larissa Oliveira defende que é um privilégio ter ele com tanta idade e que toda família se alegra. "Todo ano a gente comemora e pensa: Meu Deus, será que vamos viver tanto tempo como ele?”, afirma. O restante da família compartilha o sentimento. A filha do idoso, Rúbia Oliveira, explica que é muito gratificante cuidar do pai e se emociona ao dizer que tem medo de o perder. Ela é a caçula e afirma que sempre foi muito próxima do pai, sempre muito mimada e nunca recebeu uma reclamação.

A bisneta Ana Lara, de 9 anos, reclama que os amigos e a professora não acreditam quando ela conta que o avô tem 106 anos. Ela até mostra a foto dele, que foi tirada no aniversário de 100 anos de Manoel.

MANOEL LIZIDORO, 106 ANOS DE HISTÓRIA E BOAS RECORDAÇÕES

EDIÇÃO DA MATÉRIA E FOTOS PESQUISA DE SEVERINO ANTONIO - bibiu do jatobá

ORIGINAL DA REPORTAGEM DO JORNALISTA NEY VITAL NO SITE REDE GN