segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Á TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO, DO ESTADO E DA UNIÃO, PARABÉNS PELA PASSAGEM DE SEU DIA

Hoje é Dia do Servidor Público

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ARTISTAS DE GUARABIRA E DO BREJO, RETOMAM O COMANDO DA CASA DA CULTURA



Depois de ter sido invadida a mando do Prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, a Casa da Cultura, sede do Fórum da Cultura do Brejo, situada em Guarabira, foi novamente reconquistada pelo movimento artístico de Guarabira e do brejo paraibano. 

Já por volta das sete horas da manhã desta segunda-feira, 21 do corrente, dezenas de artistas já se concentravam em frente da Casa.  A imprensa local capitaneada pelas Rádio Cultura e Rádio Rural  de Guarabira bem como a Rádio Comunitária, estiveram presente divulgando a “retomada pacífica” daquele local que foram tomado arrogantemente pelo Prefeito.



Alem da articuladora da cultura do brejo, Nana Rodrigues, estiveram tambem presentes dezenas de artistas e o Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio (bibiu do jatobá) que prometeu levar o caso ao plenário do Conselho Estadual para que seja reafirmado aquele espaço como pertencente a Cultura do Brejo.
Outras ações serão implementadas como “audiência com o Secretário da Cultura Chico César; manifestação da Câmara de Vereadores de Guarabira; reunião com o Presidente da Funesc, Lau Siqueira e uma vasta programação artística” são ações que fazem parte desta retomada das atividades daquela Casa da Cultura doada ao movimento artístico e cultural pelo Governador Cássio da Cunha Lima desde o ano de2008.  
O movimento teve também o apoio positivo da comunidade guarabirense que deseja que seja construído o Memorial do Cordel mas repudia a forma como o Prefeito agiu para conseguir um local para a implantação do mesmo.




 Redação e fotos de bibiu do jatobá

CÁSSIO RECEBE UMA MISSÃO NACIONAL QUE PASSA POR RESPEITO AOS ACORDOS POLÍTICOS DA PARAIBA

cassiocunhalima
Como se sabe, o senador Cássio Cunha Lima ganhou uma missão nacional de manter próximos e afinados os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Não por menos. Além de ser amigo pessoal dos dois e ter inegável capacidade de articulação política, o senador paraibano cumpre um roteiro definido pelo PSDB de manter próximo um candidato que, na visão do PSDB, pode ser o grande aliado de Aécio num eventual segundo turno contra o PT.
Aliás, dentro do PSDB, Cássio foi um dos primeiros a defender que os dois se encontrassem e conversassem sobre 2014. Tanto que quando isso aconteceu o senador paraibano foi chamado para testemunhar.
No geral, o desafio é fazer com os dois – Aécio e Campos -, naturalmente contaminados pela disputa, não cometam o equívoco de romper antes do tempo, criando um abismo de distância que somente favoreceria a candidatura petista.
Isso passará, obviamente, pelo posicionamento e discursos dos dois daqui pra frente, mas, especialmente, pela capacidade de composição política do PSDB e do PSB nos estados. Os dois partidos, que já estavam engatilhados em dez estados, incluindo Minas Gerais, viram a costura se rasgando quando Eduardo Campos saiu do papel de coadjuvante para protagonista após anúncio do apoio de Marina Silva.
Cássio foi escalado para dar um ponto a mais nesta costura, reforçando-a. E, claro, deve incluir a Paraíba nesta tarefa. Assim, o que parecia uma declaração antecipada de guerra entre os dois partidos, com Aécio exigindo, desejando e precisando de palanques em todos os estados, pode caminhar numa direção de entendimentos, visando o segundo turno. Ora, porque e para quê o PSDB escalaria Cássio para tomar conta dessa costura nacional, se o interesse fosse de rompimento integral?
Mais: para cumprir sua missão nacional, Cássio terá em vista o papel de começar bem fazendo o dever de casa. Porque se não conseguir cumprir a tarefa na Paraíba, onde PSDB e PSB misturaram seus projetos, provocando qualquer trauma na aliança, não terá como avançar no resto do país.
Óbvio que o governador Ricardo Coutinho também deve entender isso e contribuir para que Cássio cumpra o que lhe foi recomendado.
Mas, em resumo, Cássio não tem como manter Eduardo próximo de Aécio se na Paraíba chutar o pau da barraca e decidir, desde que sem motivo aparente, confrontar a reeleição do PSB na Paraíba.

Postado por bibiu do jatobá - Fonte: blog do Luis Torres.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ARTISTAS DE ALAGOA GRANDE SE REUNEM AMANHÃ NO GRUPO ESCOLAR APOLONIO ZENAIDE

CONVITE
         Venho através deste convidar a todos os artistas, produtores, artesãos,
(...), ativistas dos setoriais culturais diversos no  município para uma reunião que estaremos realizando na QUADRA DE ESPORTES do GRUPO ESCOLAR APOLONIO ZENAIDE com o objetivo de criarmos um FORUM DA CULTURA de Alagoa Grande, instancia de representação, discussão e encaminhamento de propostas relativas a nossa produção cultural.   A citada reunião será realizada no próximo sábado, dia 12 do corrente, a partir das 15 horas.
         Certo de que contaremos com sua presença em tão importante evento cultural, com votos de saúde, paz e vitórias em seus objetivos.
         Sou atenciosamente.
SEVERINO ANTONIO - BIBIU
Conselheiro Estadual da Cultura
Regional do Brejo.
CONTATOS: TIN 9903 2392
 CLARO - 9369 3233 - FIXO - 3273 2733
EMAIL – severinopb@uol.com.br

J. SOUTO PRECISA DE NOSSA AJUDA PARA REALIZAR UMA CIRURGIA



Gente vamos abraçar esta causa e vamos ajudar a José de Lima Souto mais conhecido na nossa cidade como Souto. O mesmo precisa passar por uma cirurgia para curar uma doença na visão que custa R$ 9.480,000. A família não estar com condições de arcar com todas as despesas e por isso esta iniciando essa campanha para conseguir esse valor. A família agradece desde já a todos que contribuírem para que Souto consiga realizar a cirurgia e conseguir sua recuperação. Todos agradecem a generosidade e que Deus possa retribuir em dobro.



PS:Qualquer ajuda será bem vida.


CONTA PARA DEPOSITO


BANCO DO BRASIL - TITULAR: JOSÉ DE LIMA SOUTO

CONTA CORRENTE: 1.203-3 
AGÊNCIA: 0908-3

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DRª EMANUELLE CHAVES, EX-SECRETÁRIA DA SAÚDE DE MARÍ DEVERÁ SER A SECRETÁRIA DE SAUDE DE ALAGOA GRANDE

A SECRETÁRIA TEM UMA POSTURA TÉCNICA, AVESSA A POLÍTICA E FOCADA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONJUNTURAIS.   UM PERFIL QUE SÓ NÃO RESOLVERÁ OS PROBLEMAS DA SAÚDE DE ALAGOA GRANDE SE A POLUIÇÃO POLÍTICA ATRAPALHAR A SUA GESTÃO.  QUE SEJA BEM VINDA E MÃOS A OBRA.

Quando assumiu a Secretaria de Saúde do município de Mari/PB em Dezembro de 2010, a Dra. Emanuelle Chaves não imaginava o desafio que havia pela frente, sobretudo porque a área estava em momento de extrema crise e os reclamos da população eram constantes. Passados dois anos de sua gestão no comando da pasta, Emanuelle sai com um legado que poucos secretários podem se orgulhar de exibir em seu currículo: soergueu o sistema público de saúde humanizando os atendimentos e massificando a acessibilidade aos serviços. Dos seus feitos, Dra. Emanuelle Chaves sai da pasta com uma ótima aprovação popular e como ela mesma diz, com a sensação do dever cumprido.

Em entrevista recente a Rádio Araçá FM, Emanuelle prestou contas de sua atuação na pasta da saúde e fez um balanço de sua gestão.

Confira logo a seguir:   


Qual a sensação ao deixar o cargo?
De dever cumprido Juntamente com toda equipe, por ter se empenhado ao máximo. Tentamos fazer as coisas da melhor forma possível no momento e no dia 1º de janeiro vai estar muito tranqüila com essa sensação. Durante muito tempo deixou alguns objetivos pessoais  os quais pretende encaminhá-los a partir do inicio do próximo mês.
Em quê condições está deixando a Secretaria de Saúde?
Estamos deixando como se no dia 1º de janeiro ainda estivesse no cargo. Durante todo o mês de dezembro foi feito a mesma rotina. Algumas pendências estão ficando referentes a procedimentos de pacientes, porque são situações que dependem da Secretaria de Saúde do Estado, dos hospitais e por isso tem que se aguardar o inicio do ano para dar prosseguimento.

Detalhes de parte do estoque da Farmácia Básica
A Secretaria vai ficar com medicamentos na farmácia básica com a disponibilidade de cerca de 60 tipos diferentes de medicamentos, além de  14 tipos de psicotrópicos adquiridos no inicio do mês. É natural que com a chegada do final do mês, alguns medicamentos já estejam em falta mas não estamos deixando a farmácia zerada, pelo contrário, estamos deixando material no almoxarifado, que foi comprado em grande quantidade, já pensando-se no inicio de janeiro não haver problema de suspensão nos serviços por falta de material, mas isso, não vai acontecer. Se por acaso vier a acontecer não será por esse motivo. Foi constituída uma comissão de 3 servidores efetivos do Município , que estão recebendo tudo como está sendo deixado na Secretaria de saúde.
Esteve na reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada no dia anterior, onde apresentou as condições que está deixando na secretaria, com todos os sistemas atualizados com informações até novembro, faltando apenas os dados referentes a  dezembro pelo fato de ainda não ter terminado, mas, que deverá ser atualizado depois e boa parte da produção já está sendo entregue à Secretaria estadual.
A quantidade de consultas pendentes também estão sendo deixadas e atestadas pela equipe responsável pelo levantamento.
Estrutura dos Psf’s
Foi feita adesão ao programa do Ministério da Saúde no final de 2011, que consiste na certificação de alguns postos. Aquelas unidades passarão por uma avaliação do Ministério e receberão uma nota e também recursos a mais. Tivemos 5 postos avaliados e recebemos esses recursos  e estamos deixando todos os postos de saúde reformados a exemplo do Posto de Saúde de Taumatá  que passou por uma reforma recentemente, climatizados e equipados com autoclaves, carrinhos apropriados para limpeza, equipamentos médicos, cadeiras, bebedouros Ainda estamos recebendo alguns condicionadores de ar.
Unidade de reabilitação
Fez a Unidade de reabilitação como se fosse pra ela mesma atender os pacientes. O centro está equipado de forma a prestar uma reabilitação física e psíquica muito melhor do que várias clínicas existentes. Essa tem sido a avaliação dos próprios pacientes que ali são atendidos e os visitantes de outros Municípios que vem até a cidade que irão assumir a gestão dessas localidades estão vindo conhecer a nossa experiência.

Unidade de Reabilitação
Não apenas o Centro de reabilitação mas, todos os postos de saúde, o Caps, o Nasf estão sendo deixados em condições de funcionamento a partir do dia 2 de janeiro, não havendo motivos para suspensão dos serviços dessas unidades.  Diante da possibilidade de pessoas da futura gestão suspender o atendimento sob a alegação de falta de estrutura, Emanuelle disse que vem tendo essa preocupação desde o inicio de novembro passado. “Minha preocupação não é com quem irá assumir o comando dessas unidades, e sim com o paciente que precisa ser atendido e poderá sofrer as conseqüências. Os recursos materiais e humanos estão garantidos então não há porque suspender atendimento”. Disse.
Ainda segundo a Secretária, estão sendo deixado em estoque todo material disponível a exemplo de gazes, esparadrapo, soro, entre outros,  para continuidade do atendimento a partir do inicio de janeiro do próximo ano. Para o atendimento na Policlínica estão sendo deixados todos os medicamentos injetáveis  e 6 torpedos de oxigênio que também são usados nas ambulâncias. “A população pode ficar tranqüila que não haverá motivo para suspensão dos serviços por falta de equipamentos ou recursos humanos” disse Emanuelle Chaves.
Reconhecimento do Prefeito
Durante a entrevista, o ainda prefeito do Município, Antonio Gomes, Participou do programa por telefone e fez grandes elogios ao trabalho desenvolvido pela Secretária de Saúde. Visivelmente emocionada, Dra. Emanuelle enalteceu a coragem do gestor em ter lhe nomeado para o cargo tendo em vista que a mesma é muito técnica e avessa as questões políticas. “ Eu só tenho que agradecer ao Sr. Antonio Gomes, uma pessoa muito boa, digno e honrado,  com quem tive a oportunidade de manter uma relação administrativa maravilhosa . Não é fácil para um gestor assumir e colocar na Secrearia de Saúde uma pessoa de perfil técnico. São poucos que fazem isso.
Sobre o fechamento do hospital e abertura da Policlínica
O principal problema em relação aos serviços de urgência pra população de Mari não era o Hospital Santa Cecília, pois o mesmo, havia muito tempo que já não vinha funcionando a contento. Então o motivo pelo qual se resolveu abrir a Policlínica foi no período em que a cidade de Sapé teve dificuldades para atender essa demanda. Então nós pensamos em abrir a Policlínica com um serviço mínimo que a população necessita, principalmente no fim de semana. Lembrou que a Policlínica não foi pensada para atender grandes traumas ou partos, no entanto, atendeu e resolveu. Todos puderam ver que alguns acidentes ocorreram e o primeiro atendimento foi realizado naquela unidade de saúde, para se fazer a estabilização do paciente até ser removido, além da realização de dois partos .
A Policlínica foi pensada para pequenos procedimentos, no entanto, é equipada com equipamentos modernos e medicamentos para atender grandes traumas como já constatou-se em fatos ocorridos.
 Centro Especializado de Atenção a Saúde (CEAS) Policlínica
Importante frisar em tudo isso a visão do prefeito que também percebeu essa necessidade e enfrentou o desafio de tocar um projeto como esse de obra demorada, montar uma equipe de profissionais e médicos plantonistas. Manter um serviço de atendimento de urgência não é tarefa fácil.
Encerrou dizendo que fez o máximo que pode e desejou aos que  a sucederem façam ainda melhor pelos usuários do sistema municipal de saúde , que peguem algo que já está bem estruturado e que possam dar continuidade.

Pesquisa postada por bibiu do jatobá.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FATO INÉDITO - MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE, PB, RECEBE "ZERO DE FPM" NESTE DIA 10 DE OUTUBRO

ALAGOA GRANDE - PB


FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


10.10.2013 PARCELA DE IPI 112.765,37 C

PARCELA DE IR 365.561,47 C

RETENCAO PASEP 4.783,26 D

RFB-PREV-OB COR 370.754,87 D

RFB-PREV-OB DEV 7.123,35 D

DEDUCAO FUNDEB 95.665,36 D

TOTAL: 0,00 C


TOTAIS PARCELA DE IPI 112.765,37 C

PARCELA DE IR 365.561,47 C

RETENCAO PASEP 4.783,26 D

RFB-PREV-OB COR 370.754,87 D

RFB-PREV-OB DEV 7.123,35 D

DEDUCAO FUNDEB 95.665,36 D



DEBITO FUNDO 478.326,84 D

CREDITO FUNDO 478.326,84 C

SALDO............................. R$  0,00
POSTADO POR BIBIU DO JATOBÁ   -  FONTE  -  https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx



SECRETÁRIA DA SAÚDE DE ALAGOA GRANDE VAI Á CÂMARA DE VEREADORES E EM TOM DE DESPEDIDA AFIRMA QUE "É A PRIMEIRA E ULTIMA VEZ QUE VENHO Á ESTA CASA".



SECRATÁRIA DA SAUDE, Dra. ALANA vai a Câmara de Vereadores, faz longa exposição técnica, não explica nada sobre as diárias e se despede de Alagoa Grande dizendo “esta é a primeira e a ultima vez que venho nesta casa” e diz que será substituída pela Dra. TACIANA.   O Vereador Marcos de Zumbi questionou os gastos com diárias; 

 O Vereador Josildo Oliveira mostrou que a Secretária recebeu recursos suficientes para ter oferecido um atendimento melhor á população.   Josildo Oliveira, ex-Secretário da saúde do município evidenciou dezenas de documentos contendo omissões, falhas descaso e desleixo para com a coisa pública.  Josildo questionou inclusive se a Secretária estava utilizando das diárias para complementar o salário.   Já o Vereador Luis Lucindo mostrou uma serie de descasos, erros e omissões ocorridas na Secretaria de Saúde pela ausência da Secretária que terminou com prejuízos para a população inclusive com casos de mortes ocorridas pela falta de assistência e/ou medicamento adequado.   


Ao final a Secretaria mostrou que a falta de recursos e a baixa arrecadação do município são os culpados maiores pelas defasagens encontradas no setor de saúde.   Disse ela que “qualquer Prefeito que passe por este município terá pouca possibilidade de realização diante dos poucos recursos existentes”.    A Sessão terminou por volta de uma hora da madrugada.   Muita conversa foi dita mas nada que convencesse os Vereadores da importância dos exagerados gastos com diárias na Secretaria em foco.

Postado por bibiu do jatobá

Ricardo Coutinho surpreende: Governo tem aprovação de 54% e 78% acreditam que gestão ficará ainda melhor

Na avaliação do desempenho do governador, 6% consideram ele 'ótimo'; 31% disseram que ele 'é bom'; e outros 23% disseram que é 'regular positivo'


  • Ricardo e mineradoresRicardo e mineradores
A pesquisa CNT/Vox Populi revela uma aprovação de 54% da administração do governador Ricardo Coutinho, no mês de setembro. Outros 43% dos entrevistados disseram que desaprovam a gestão. Apenas 4% não responderam ou não souberam responder.
Um dado significativo para o governo. Dos entrevistados, 78% apostam que a Paraíba estará melhor ou igual ao que está hoje. Foram 11% que disseram 'muito melhor', 38 apostam que 'um pouco melhor' e 29 'igual ao que está hoje'.

Para 'um pouco pior' e 'muito pior' os percentuais foram os mesmos 10%.
Na avaliação do desempenho do governador, 6% consideram ele 'ótimo'; 31% disseram que ele 'é bom';e outros 23% disseram que é 'regular positivo'. A pesquisa mostrou que 17% consideraram como 'regular negativo', 13% 'ruim' e 13% 'péssimo'. Apenas 1% não souberam ou não quiseram responder. 

Os entrevistados também responderam como será o desempenho do governador até o final de sua gestão. Destes, 6% preveem que será 'ótimo', 32% bom e 24% 'regular positivo'. Foram 14% para o 'regular negativo' e 14% para 'ruim', mais 9% para 'péssimo'. Apenas 1% não soube ou não quiseram responder. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de setembro passado  e ouviu 1.800 eleitores da Paraíba.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

COM A CHEGADA DE MARINA PARA O PSB, RICARDO AGORA ESTÁ SE ACHANDO - AÍ É ONDE MORA O PERIGO>

Cássio tem dito que a manutenção da aliança será decidida somente em 2014


Um Ricardista, considerado do núcleo duro da estratégia do governador Ricardo Coutinho (PSB), revelou ao jornalista Walter Santos, do Grupo WSCOM, que Ricardo reconhece o peso político do senador Cássio Cunha Lima, trabalha para manter a aliança, mas não aceitará mais as imposições e exigência do tucano para manter o apoio.
Cássio tem dito que a manutenção da aliança será decidida somente em 2014, mas que a garantia dos espaços de senador e vice, são primordiais para garantir o apoio tucano a reeleição de Ricardo.
"O governador está pronto para enfrentar até mesmo se for Cássio o candidato", disse o estrategista e do núcleo duro do Ricardismo.
A fonte disse que Ricardo agora quer incluir nas discussões, o vice-governador Rômulo Gouveia e o ex-senador Wilson Santiago.
Da redação
WSCOM Online

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O ABRIGO DOS IDOSOS "ANTONIO SALVINO" de ALAGOA GRANDE, FOI CONTEMPLADO COM RECURSOS DO GOVERNO DO ESTADO

O Abrigo dos Idosos Antônio Salvino da cidade de Alagoa Grande, foi contemplado com investimento através do governo do estado. O governador Ricardo Coutinho assinou, na manhã desta quarta-feira (2), os convênios para a liberação de R$ 2 milhões para investimentos em reforma, e ampliação e custeio de 30 instituições de longa permanência para idosos (ilpis) em 20 municípios do Estado, entre eles está o abrigo da cidade de Alagoa grande. 

 O projeto Acolher, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), vai resgatar a dignidade e melhorar a qualidade de vida de cerca de 1.400 idosos que vivem nestas entidades. A solenidade reuniu centenas de idosos no Lar da Providência, no Bairro dos Estados, dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, e contou com apresentações culturais dos grupos de idosos dos Centros Sociais Urbanos (CSUs), distribuição do Estatuto da Pessoa Idosa e atividades variadas. 

 Instituições beneficiadas – Das 37 Instituições que existem no Estado, duas foram interditadas durante fiscalização e permanecem fechadas, outras 35 puderam concorrer ao projeto por meio de edital. Dessas, 30 encaminharam projetos. 

 O Abrigo dos Idosos da Terra de Jackson do Pandeiro tem como presidente o senhor Adalto Coutinho, um grande batalhador na manutenção do trabalho de amor e dedicação ao próximo.
FONTE -  http://alagoinhaemfoco.blogspot.com.br/

DECRETO DO PREFEITO MUNICIPAL ANTECIPA FEIRA DO DIA 12 DE OUTUBRO - DIA DA PADROEIRA DO BRASIL, PARA A SEXTA-FEIRA, DIA 11.

http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn2/v/1376297_542463385826540_1659438019_n.jpg?oh=60c6967a308c29370e13459abd1596d8&oe=52513E33&__gda__=1381029031_1878a5c6eda35021b4ef789d467f5bd7

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CASO DEP. LUIS COUTO - DENUNCIA GRAVE DO CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS HUMANOS


 
O Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH), considerando o recente episódio em que a vida do Deputado Luís Couto e da ex-Ouvidora de Polícia Valdênia Lanfranchi, correram graves riscos, em razão da atuação dos dois contra o crime organizado, vem a público informar o que se segue: 1. A ameaça à vida de Luís Couto e Valdênia Lanfranchi foi real, somente não se concretizando graças a descoberta de indícios quanto à execução do atentado, por pistoleiros contratados fora do Estado e à proteção dispensada a ambos pelo Secretário de Segurança Cláudio Lima e pela Polícia Federal; 2. São igualmente reais os indícios de participação de agentes públicos ligados à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, e do envolvimento do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (GPOE), ligado a essa pasta. Aguarda o CEDH, serenamente, pelo desenrolar das investigações policiais que irão desvendar a realidade dos fatos;
3. O CEDH deplora as destemperadas declarações do Secretário de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, Walber Virgulino, as quais não só contradizem informações recolhidas por outros órgãos e agentes públicos, de reconhecida seriedade, da própria administração estadual, como também exacerbam o risco sofrido pelos ameaçados. A reação incomum do Secretário, ao ver do Conselho, somente serve para ampliar as suspeitas de envolvimento de pessoas a ele próximas na emboscada preparada no final de semana passado; 4. O CEDH vem igualmente apelar ao Governador do Estado para que seja imediatamente afastado de suas funções o Secretário de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, Walber Virgulino, bem como o servidor comissionado Dinamérico Cardim, tendo em vista a grande possibilidade de que venham a influenciar no curso das investigações;
5. Outrossim, o CEDH vem apelar ao Governador do Estado para que este nomeie o quanto antes o novo Ouvidor de Segurança do Estado, dentro da lista tríplice já oferecida pelo Conselho, a fim de que possa ter continuidade o trabalho desenvolvido pela Ex-Ouvidora Valdênia, escolhida conforme lista tríplice apresentada pelo CEDH há dois anos.
6. Por derradeiro, o CEDH informa que irá comunicar os fatos ocorridos no último fim de semana ao Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CNDDPH) e Secretaria Nacional de Direitos Humanos para providências e também para que a Polícia Federal tenha participação ativa nas investigações sobre o atentado frustrado.
 
CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS
NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

JOÃO PESSOA REALIZARÁ FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA

Festival será realizado de 1º a 7 de dezembro reunindo grandes nomes da música clássica do mundo

 A cidade de João Pessoa vai realizar no mês de dezembro o primeiro grande Festival Internacional de Música Clássica. O evento foi lançado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nesta quinta-feira (3), no Convento de São Francisco. Na ocasião, também foi anunciada a transformação da Orquestra de Câmara da Capital em Orquestra Sinfônica Municipal, que será uma das atrações da noite de abertura do Festival, no dia 1º de dezembro.


“O nosso Governo tem apostado em uma política cultural democrática, que já contemplou a cultura popular da Capital e que agora traz um grande evento de cultura erudita”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Este Festival vai colocar João Pessoa no calendário cultural do país, vai fortalecer o nosso turismo e ainda proporcionar o encontro e a troca de experiência entre grandes nomes da música clássica internacional e também os artistas da cena local”, complementou.
A Orquestra Sinfônica continuará com a regência do maestro Carlos Anísio, mas com direção artística e Regência Geral do maestro Laércio Diniz, que já comandou orquestras na Holanda e Lituânia, dentre outras. “João Pessoa muda o status porque todas as cidades importantes do mundo valorizam muito a grandiosidade de uma Orquestra Sinfônica. Várias instituições no mundo determinam o nível cultural de uma cidade pela existência ou não de uma Orquestra Sinfônica", afirmou Laércio.
A mudança de nome traz também algumas modificações na estrutura. "O tamanho da orquestra é diferenciado da estrutura de uma Orquestra de Câmara, há a inclusão de vários instrumentos e a qualidade dos músicos com experiência em executar peças de grandes compositores internacionais. Com a Orquestra Sinfônica vamos ter uma amplitude, inclusive, de repertório com a inclusão de peças de compositores internacionais. O repertório será ampliado", explicou o maestro.
Evento Internacional - O Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa será realizado de 1º a 7 de dezembro reunindo grandes nomes da música clássica do mundo. O evento tem o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e trará para a Capital paraibana a oportunidade de ser referência não só em cultura popular, mas também na cultura erudita, agregando todas as vertentes. “Nossa cidade vai fazer parte do calendário da música clássica, a partir de agora. Com isso, cria-se uma expectativa dentro do meio artístico e entre as pessoas que apreciam esse tipo de música, além de movimentar o turismo”, enfatizou o diretor executivo da Fundação Cultural Municipal (Funjope), Maurício Burity.
Música nas igrejas - A abertura do Festival acontecerá no Adro da Igreja São Francisco, no dia 1º de dezembro, com uma grande atração internacional e a participação da então Orquestra Sinfônica Municipal. Durante sete dias, algumas igrejas de João Pessoa, a exemplo da Igreja da Misericórdia, 1ª Igreja Batista e Mosteiro de São Bento, vão receber músicos renomados da Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Austrália, Rússia, Prússia, Argentina e Alemanha.
Maurício Burity informou que durante a realização do Festival serão realizadas masterclasses com a participação dos músicos e estudantes da área. “Os shows acontecerão na parte da tarde e noite; e os encontros serão realizados pela manhã, numa excelente oportunidade de troca de experiências com grandes referências da música clássica”, concluiu.

WSCOM Online

ATENTADO FRUSTRADO AO DEPUTADO LUIZ COUTO AINDA VAI DAR MUITO O QUE FALAR

Conselho de Direitos Humanos apoia Couto e Valdênia e pede saída de secretário

O Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH) divulgou nota, na quarta-feira (2), em apoio ao deputado federal Luiz Couto e a ex-ouvidora de Polícia Valdênia Lanfranchi.

 














Confra:

1. A ameaça à vida de Luíz Couto e Valdênia Lanfranchi foi real, somente não se concretizando graças a descoberta de indícios quanto à execução do atentado, por pistoleiros contratados fora do estado e à proteção dispensada a ambos pelo Secretário de Segurança Cláudio Lima e pela Polícia Federal;


2. São igualmente reais os indícios de participação de agentes públicos ligados à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, e do envolvimento do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (GPOE), ligado a esta pasta. Aguarda o CEDH, serenamente, pelo desenrolar das investigações policiais que irão desvendar a realidade dos fatos;


3. O CEDH deplora as destemperadas declarações do Secretário de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, Walber Virgulino, as quais não só contradizem informações recolhidas por outros órgãos e agentes públicos, de reconhecida seriedade, da própria administração estadual, como também exacerbam o risco sofrido pelos ameaçados. A reação incomum do Secretário, ao ver do Conselho, somente serve para ampliar as suspeitas de envolvimento de pessoas a ele próximas na emboscada preparada no final de semana passado;


4. O CEDH vem igualmente apelar ao Governador do Estado para que seja imediatamente afastado de suas funções o Secretário de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, Walber Virgulino, bem como o servidor comissionado Dinamérico Cardim, tendo em vista a grande possibilidade de que venham a influenciar no curso das investigações;


5. Outrossim, o CEDH vem apelar ao Governador do Estado para que este nomeie o quanto antes o novo Ouvidor de Segurança do Estado, dentro da lista tríplice já oferecida pelo Conselho, a fim de que possa ter continuidade o trabalho desenvolvido pela ex-Ouvidora Valdênia, escolhida conforme lista tríplice apresentada pelo CEDH há dois anos.


6. Por derradeiro, o CEDH informa que irá comunicar os fatos ocorridos no último fim de semana ao Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CNDDPH) e Secretaria Nacional de Direitos Humanos para providências e também para que a Polícia Federal tenha participação ativa nas investigações sobre o atentado frustrado.

Ascom do Deputado, com CEDH

VITALZINHO - O SONHO DE SER MINISTRO FOI ADIADO

Dilma frustra ascensão de Vitalzinho e indica interino para assumir comando do Ministério da Integração Nacional
















O paraibano Vital do Rêgo Filho, indicação do PMDB para assumir o Ministério da Integração Nacional, teve a ascensão barrada, pelo menos por enquanto, até o Governo Dilma Rousseff resolver o impasse criado pelo governador Cid Gomes, que rompeu politicamente com Eduardo Campos (PSB) para se manter na base do Governo petista.
O governador Cid Gomes havia pedido a presidente Dilma o Ministério da Integração para o senador Eunício Oliveira, também do PMDB, e seu aliado no Ceará.

Eunício, no entanto, disse a Dilma hoje que não deseja ocupar o Ministério porque vai disputar o Governo do Ceará em 2014. Ele endossa a indicação de Vital do Rêgo.
Mesmo com a negativa de Eunício, Cid estaria fazendo pressão pra indicar outro nome do Ceará e teria oferecido, até mesmo, o nome de Ciro Gomes para o posto.

Michel Temer e Henrique Eduardo Alves disseram que se Vital não assumir, o PMDB entrega os outros ministérios.

Diante do impasse, Dilma nomeou para o cargo, interinamente,  o engenheiro Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. Com a indicação interina, Dilma deve ganhar tempo para solucionar o problema.

Obras da Barragem de Pitombeira estão em ritmo acelerado

 

Uma obra realizada por Ricardo Coutinho a pedido de Junior Carneiro.


As obras da Barragem de Pitombeira, na cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, estão em ritmo acelerado. As bases do reservatório e do sangradouro estão em fase de conclusão e começou a limpeza da área de 69 hectares. A obra, que tem investimentos orçados em R$ 7.192.212,05, com recursos do Governo do Estado e do Plano de Aceleração do Crescimento- PAC Estiagem, vai beneficiar mais de R$ 28 mil moradores da região.
Nesta quarta-feira (2), o secretário executivo da Interiorização da Ação do Governo, Moacir Rodrigues, visitou o canteiro de obras. “Os serviços estão avançados na barragem do Riacho Pitombeira. É um sonho da população das zonas urbana e rural de Alagoa Grande que o governador Ricardo Coutinho está transformando em realidade”, enfatizou Moacir.
Ele acrescentou que a capacidade de armazenamento da barragem será de 2.955.820 metros cúbicos de água, garantindo por 30 anos segurança hídrica para a população e proporcionando o desenvolvimento social e econômico da cidade berço de Jackson do Pandeiro.
Afluente – A barragem vai represar as águas do Rio Pitombeira, afluente do Rio Mamanguape. A divisão do curso do rio Mamanguape em alto, médio e baixo cursos se dá não só em função do relevo e do clima, mas, sobretudo, do tipo de ocupação e das atividades econômicas que se desenvolvem ao longo do rio. Sendo assim, o alto curso compreende o trecho em que o rio está sobre o Planalto da Borborema, descendo a serra e passando por Alagoa Grande até a cidade de Mulungu. 
Postado por bibiu - Inform: João Marcelo.