segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

AFRORRÓ CELEBRA CONVÊNIO COM A PREFEITURA MUNICIPAL E RECEBE EM COMODATO, OS INSTRUMENTOS DA BANDA DE MÚSICA CÔNEGO FIRMINO CAVALCANTE



Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29/02/2016, a entrega dos instrumentos que pertenciam a Banda de Música, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Alagoa Grande com a AFRORRÓ – Associação dos Artistas Defensores da Cultura de Alagoa Grande e da Obra de Jackson do Pandeiro.
A BANDA DE MÚSICA CÔNEGO FIRMINO CAVALCANTE foi desativada no inicio desta gestão do Prefeito Bôda que alegou “dificuldades financeira para manter a mesma em funcionamento”.  Porem, a desativação da mesma trouxe grande prejuízo para a Cultura de Alagoa Grande uma vez que esta Banda, fundada em 1957 (59 anos) estava sempre presente nos acontecimentos históricos do Município e em momentos populares como a Procissão da Padroeira, lançamentos de livros, momentos culturais diversos.
Com a desativação da mesma, também foi prejudicada a ESCOLINHA DE MÚSICA cujo Maestro Raimundo Corrêa vinha mantendo a mesma com muita dificuldade e chegou o momento que, sem instrumentos para a prática da TEORIA MUSICAL, ia se tornar impossível o prosseguimento da mesma.

Preocupada com esta situação e ao mesmo tempo buscando contribuir com a Cultura do Município, a AFRORRÓ se reuniu e decidiu propor ao Prefeito um termo de parceria onde a mesma se comprometia em manter os instrumentos a serviço da Escolinha e ao mesmo tempo a Prefeitura não arcaria com custo algum para com a manutenção dos mesmos.
Proposta aceita, processo concluído, finalmente chegou o grande dia e no auditório da Prefeitura Municipal com a presença do Prefeito Municipal Dr. Hildon Régis Navarro Filho (bôda), a Presidente da AFRORRÓ, Repentista Maria da Soledade; do Vice-Presidente da AFRORRÓ, Ator Javancy Celso; do Tesoureiro da mesma, Escritor José Guedes; os instrumentos foram repassados para a entidade.

Estiveram presentes também a Secretária da Educação; Profª Lucia Agra; o Diretor da Banda Marcial PARAHYBANDA, Maestro Antonio Barbosa (cobrha); o Conselheiro Estadual da Cultura; Severino Antonio (BIBIU); músicos diversos, e assessores de Gabinete do Prefeito Municipal.
Logo após a simples cerimônia os instrumentos foram levados para a Escolinha de Música que fica situada na antiga Estação do Trem onde bom proveito será dado a estes que estavam fazendo falta para a manutenção desta que desde o século passado encanta os nossos munícipes; a tradicional BANDA DE MÚSICA.

Reportagem e fotos de Severino Antonio (bibiu).





Reportagem e fotos de Severino Antonio (bibiu).

MENSAGEM DO DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR AOS SEUS AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS

Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior





















Meus amigos do face, durante as semanas próximas passadas, acredito eu, devido a ansiedade de alguns políticos com a proximidade do prazo final para filiações partidárias, observei e acompanhei vários comentários sobre prováveis candidaturas a prefeito e vice-prefeito de Alagoa Grande.

Fato normal, próprio da democracia e muito salutar para o processo político municipal, que possibilitará ao cidadão e eleitor diversas opções de escolha. Até aí, tudo bem, mas, como tive meu nome citado várias vezes, tenho o direito de expor a minha opinião e também esclarecer aos nossos verdadeiros correligionários e amigos, alguns aspectos importantes sobre o grupo político que faço parte no município.

1-        Quem vai decidir e eleger o futuro prefeito de Alagoa Grande é o Povo, não sou eu;

2-        2- O Povo de Alagoa Grande sabe o que eu e meu pai João Bosco Carneiro já realizamos como prefeito;

3-         Na luta política sempre combatemos o bom combate, desde criança, fui acostumado a defender os mais humildes, a defender a liberdade. Enfrentando, Poder econômico, abuso de poder praticados por autoridades constituídas, poder armado, o mau caratismo que, infelizmente, nos deparamos sempre nessa atividade política, mas de cabeça erguida, levando comigo sempre os ensinamentos do meu pai. Daí porque hoje, sou firme nas minhas decisões e só tenho temor a Deus, como ser humano;

4-        Estou calejado de ao longo dessa trajetória, receber como resposta, aos atos de fazer bem ao próximo, o mais cruel dos sentimentos, que é a ingratidão. É o que chamamos ossos do ofício;

5-        Confesso que durante todo esse tempo, o que mais nos entristeceu foi ver ações e obras realizadas por mim e meu pai como prefeito serem abandonadas, destruídas por administrações que nos sucederam e muitos que cobravam tanto de nós, ficarem agachados, calados, coniventes e incrivelmente acovardados;

6-        O Cidadão, que conhece o município e gosta de Alagoa Grande sabe distinguir como ela estar hoje e como estava a quatro anos atrás. E como Diz o ditado popular: O pior cego é aquele que não quer ver;

7-        O Povo é soberano e vai, com as bençãos de Deus, escolher o melhor para Alagoa Grande, elegendo o futuro Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores;

Diante do que acima me expressei, como cidadão e eleitor alagoagrandense, vou votar e apoiar um candidato a prefeito e vice-prefeito, como também vereadores, que mereçam a confiança do povo e tenham compromisso com um programa de governo baseado nas necessidades e aspirações do povo.

Aos amigos que confiam em mim e me acompanham politicamente agradeço a confiança e em breve estaremos nos reunindo para tratarmos desse assunto.
Respeito todas as demais lideranças políticas do município, cada um tem o seu livre arbítrio, tem suas convicções próprias e devem escolher livremente o grupo político e o partido que desejarem ingressar.

Apenas faço um apelo, respeitem também as nossas decisões e convicções. Ninguém é o dono da verdade, quem não tenha pecados atire a primeira pedra, mas cada um é o senhor de suas razões. Eu estarei sempre caminhando, com Deus primeiramente, e com os amigos verdadeiros. Estou na política para servir, fazer o bem, é essa nossa missão.  (João Bosco Carneiro Junior em 29/02/2016 via facebook).

Edição de Severino Antonio (bibiu).

sábado, 27 de fevereiro de 2016

DESCASO EM ALAGOA GRANDE, PB - GESTÃO ATUAL É IMCAPACITADA ATÉ PARA RETIRAR OS ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS

INFELIZMENTE UM ANIMAL PASSOU TODA UMA NOITE AGONIZANDO NA BEIRA DA PISTA AO LADO DO PANDEIRO E SÓ NO OUTRO DIA, CHEGOU ALGUÉM  DA PREFEITURA PARA SACRIFICAR O ANIMAL E RETIRÁ-LO DO LOCAL.  DURANTE TODA A SEMANA DENUNCIAMOS O DESCASO MAS INFELIZMENTE SÓ ACORDARAM PARA O ASSUNTO QUANDO HOUVE UM ACIDENTE COM UM JOVEM QUE VINHA DA CAPITAL.  RESULTADO:  O CAVALO FOI SACRIFICADO E O RAPAZ TEVE SÉRIOS DANOS NO AUTOMÓVEL...  (vejam o vídeo).
E MAIS FOTOS...

Edição - Severino Antonio (bibiu).

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

VEREADOR JOSILDO OLIVEIRA PEDE QUE SEJAM COLOCADAS LÂMPADAS DE LED NA ILUMINAÇÃO PUBLICA DE ALAGOA GRANDE, PB.



Confirmando que pretende terminar o mandato como um dos mais atuantes Vereadores de Alagoa Grande, o Vereador Josildo Oliveira deu entrada já nas primeiras sessões legislativas do ano, a importantes requerimentos em prol do desenvolvimento de Alagoa Grande.
Vereador Josildo Oliveira  -  Líder da bancada da Oposição em Alagoa Grande, PB.
 Em um deles, solicitou o Vereador ao Prefeito municipal que “sejam colocadas lâmpadas de LED na rede municipal de iluminação pública”  pois cidades vizinhas como Areia, recebeu recentemente a nova iluminação a LED  e a cidade a noite “se transformou em um verdadeiro dia” além da grande economia financeira que a mesma deixa para os cofres públicos e claro, que o Vereador quer o melhor também para Alagoa Grande.

Outro requerimento SOLICITA AO DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR AÇÕES JUNTO AS OPERADORAS VISANDO AVANÇAR NA IMPLANTAÇÃO da TELEFONIA RURAL DO MUNICÍPIO pois as operadoras prometeram chegar com a telefonia rural aos quatro cantos do Brasil até 2015 e não só em Alagoa Grande mais em centenas de outros Municípios, a população continua sem o principal meio de comunicação.
Josildo e João Bosco Carneiro Junior - unidos pelo futuro de Alagoa Grande
 Solicitou também o Vereador  A CONSTRUÇÃO DA “CASA DE APOIO ÁS COMUNIDADES RURAIS” que segundo o Vereador “temos visto os moradores das comunidades rurais em especial aos moradores das diversas CAIANAS, dos moradores da USINA, GLUTÃO, e dos ASSENTAMENTOS DIVERSOS e comunidades outras que ao virem á feira, principalmente aos sábados, não têm um lugar fixo, QUE SIRVA DE REFERENCIA  para guardarem suas feiras, tomar uma água, servir como ponto de encontro, ponto de chegada e partida dos veículos que os conduzem de volta as suas comunidades”.
JOSILDO OLIVEIRA - PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ALAGOA GRANDE
Com esta disposição demonstra assim Josildo Oliveira estar se preparando com as melhores propostas para se possível, ser vencedor já da primeira etapa de disputa que é a Convenção Partidária que indicará o candidato oficial do grupo Carneiro que irá disputar a eleição para Prefeito do Município.  Capacidade, experiência e planos de desenvolvimento para o nosso Município, ao longo de sua vida publica o Vereador vem demonstrando que tem até demais.   Aguardemos pois a aprovação soberana da população.

Reportagem e fotos de bibiu do jatobá.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

CANDIDATOS - CONHEÇAM AS ATRIBUIÇÕES DE UM VEREADOR

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 VEREADOR vem de “verea”, originário do grego antigo, significando vereda, caminho. Vereador seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear. Vereador é o mesmo que Edil.

Muito se fala nas campanhas eleitorais, onde candidatos vêm prometendo o que, em tese, não poderão cumprir por total falta de amparo legal. Falam o que querem e o povo gosta de ouvir, praticando, por obviedade uma fraude eleitoral (promessas impossíveis de serem cumpridas).

Os Vereadores têm quatro funções principais:
Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.
Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual(poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Como podem ver, o VEREADOR é a pessoa eleita pelo povo para vigiar, ou cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ditando as leis (normas) necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de EXECUÇÃO ADMINISTRATIVA. Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da SAÚDE, da EDUCAÇÃO, do ESPORTE, da CULTURA, do LAZER, do ASFALTO, do MEIO AMBIENTE, do TRÂNSITO, dos LOTEAMENTOS e CASAS POPULARES, etc. Poderão, todavia, somente auxiliar a Administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos, mesmo porque, tanto o PREFEITO como o VEREADOR só podem fazer aquilo que a LEI DETERMINA, MANDA, AUTORIZA.



Perguntas e Respostas:

Quem manda mais na cidade, o Prefeito, o Vereador ou o Juiz?

Nenhum manda mais do que o outro.

Pela Constituição Federal, no artigo 2.º, diz que: “São Poderes da união, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.

O LEGISLATIVO, que vota e fiscaliza a aplicação das leis, o EXECUTIVO, que executa as leis e o orçamento votados pelos Vereadores, e o JUDICIÁRIO, que serve para resolver qualquer litígio.

Existe ainda o Ministério Público que, através de suas Promotorias, se constituem os defensores da sociedade. Qualquer irregularidade pode ser denunciada ao Promotor de Justiça, que analisará o caso e, conforme for o seu entendimento poderá ajuizar a devida ação na defesa dos interesses coletivos que, posteriormente, será decidida pelo Poder Judiciário.

Só os Vereadores propõem as leis?

Não, tanto os Vereadores como o Prefeito podem apresentar Projetos de Lei que são encaminhados à Câmara de Vereadores para serem votados. Uma vez aprovados pelos Vereadores e sancionados pelo Prefeito, transformam-se em Lei.

Um Projeto de Lei pode ter iniciativa popular, sendo proposto por um número mínimo de 5% dos eleitores do Município.

Os Vereadores não podem apresentar Projetos que originem despesas em geral, criação de cargos públicos e outros cuja matéria verse sobre patrimônio. Tais projetos devem ter a iniciativa do Poder Executivo e votados pelos Vereadores.

O que é mesmo esta tal de Lei Orgânica?

As regras legais do País e do Estado estão escritas e agrupadas em suas Constituições.

Nos Municípios a “Constituição Municipal” é a chamada Lei Orgânica.

Esta Lei disciplina os assuntos de economia interna do Município, observadas as peculiaridades locais, bem como sua competência comum, estabelecendo as regras do processo legislativo e regulamentando as matérias orçamentárias.

O que é o Regimento Interno da Câmara Municipal?

É a Resolução (estatuto) que fixa e determina a constituição, estrutura, atribuições, competências e funcionamento da Câmara Municipal de Vereadores. Portanto, é um instrumento normativo produzido pelo Poder Legislativo que define as atribuições dos órgãos da Câmara, do processo legislativo, da tramitação dos documentos, sujeitos à apreciação da casa.

O que acontece depois de um Projeto de Lei ser aprovado na Câmara?

Após aprovado, o Projeto de Lei é enviado ao Prefeito para que sancione (aceite) e promulgue (a lei é declarada válida, devendo ser cumprida), assinando-a e publicando-a na forma em que determina a Lei Orgânica. Se o Prefeito não assinar em 15 dias, o Presidente da Câmara promulga o Projeto de Lei e publica, passando a valer como Lei.

O Prefeito pode não aceitar um Projeto de Lei aprovado pelos Vereadores?

O Prefeito pode vetar parte do Projeto ou todo ele. Neste caso, o Projeto retorna para a Câmara de Vereadores onde será discutido e votado o veto e as razões que levaram o Prefeito a vetá-lo.

Se o Prefeito não seguir uma Lei o que faz o Vereador?

Caso o Poder Executivo não siga uma Lei, o Vereador primeiramente deve notificar o Prefeito, através de um Pedido de Providência, para que seja normalizada a situação. Caso não haja correção do problema, o Vereador, assim como qualquer cidadão, pode encaminhar o problema para o Ministério Público para que por força judicial, obrigue ao Prefeito a fazer cumprir a Lei, sob pena de responder civil e criminalmente pelos seus atos.

Os Vereadores recebem dinheiro para ajudar as pessoas?

Não, os Vereadores recebem apenas o subsídio mensal. Eles auxiliam os necessitados e
aqueles em situação de risco social, bem como qualquer cidadão. Fazem por solidariedade e não por obrigação. Inclusive, durante a campanha eleitoral, se um candidato a vereador pagar contas de água, luz, imposto, remédios, gás, etc. e for denunciado e comprovada a denúncia, terá seus direitos políticos cassados.

Os Vereadores podem ser convidados para reuniões em clubes, associações, etc.?

Claro, a comunidade deve utilizar-se o máximo possível daqueles que são seus representantes legítimos. Sempre que houver alguma reunião que tenha importância para a comunidade, é muito útil a presença dos Vereadores.
Dr. Sandro Hoici

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ALAGOA GRANDE É FOCO DE PRONUNCIAMENTO POR PARTE DO DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR

foto bosco carneiro
Deputado Bosco Carneiro pede mais Segurança para Alagoa Grande
O deputado Bosco Carneiro utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (23) para fazer um apelo à Secretaria de Segurança do Estado para mudanças em plantões e no efetivo policial na cidade de Alagoa Grande.

Segundo parlamentar, o Governo do Estado tem investido na segurança pública do Estado, com investimento em equipamentos e valorização dos policiais, mas Alagoa Grande atualmente conta com um destacamento pequeno, enquanto necessitaria de um pelotão. Além disso, o deputado defende que o policiamento da cidade tem que estar subordinado ao Batalhão de Guarabira, e não de Itabaiana como ocorre atualmente.

O deputado disse ainda que apresentou dois requerimentos ano passado (157/15 e 158/15) que solicita mudanças na segurança da cidade. Além disso, se reuniu com o Comando da Polícia Militar e com o secretário adjunto da Segurança Pública para fazer a solicitação e explicar sobre a situação da cidade.

“Alagoa Grande é a maior cidade do Brejo, com 330 km², se delimita com 10 municípios e passa por um clima de insegurança. Eu, como representante da cidade, tenho me preocupado muito com essa situação”, lamentou.

Bosco Carneiro ainda relatou que ontem bandidos fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil na cidade e saíram em via pública atirando, chegando a atingir casas e até uma viatura policia.

Severino Antonio (bibiu) editou esta matéria diretamente do site POLÊMICA PARAÍBA

BANDIDOS SEGUEM ATERRORIZANDO POPULAÇÃO PARAIBANA - CHEGOU A VEZ DE ALAGOA GRANDE

IMG_0619-Copy
A agência do Banco do Brasil da cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, foi alvo da ação de bandidos na madrugada desta terça-feira (23).
De acordo com informações, a agência foi invadida logo nas primeiras horas de hoje por um grupo que chegou à cidade numa caminhoneta Amarok e um veículo Voyage.
Na ação, os criminosos explodiram o cofre da agência e disparam tiros de armas de fogo para tentar intimidar a polícia.
Na fuga, os bandidos espalharam grampos nas rodovias que dão acesso à cidade e atiraram contra uma viatura da polícia que estava estacionada na frente da prefeitura.
O montante em dinheiro levado pelos assaltantes não foi divulgado pelo banco.

Fonte da matéria - blog do Rildo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PROJETO DE LEI DO DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR ISENTANDO O IPVA PARA MOTOBOYS E OUTROS, É APROVADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputado Bosco Junior - Projeto contribui com o aumento de emprego na Paraiba
Uma consquista na redução de impostos foi dada a algumas categorias de profissionais da Paraíba. Uma votação na manhã desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a ampliação de isenção do IPVA aos veículos utilizados por moto-fretistas, motoboys e no transporte de turismo.

O Projeto de Lei Ordinária é de autoria do deputado João Bosco Carneiro (PSL) e foi aprovado por unanimidade no plenário. As Comissões de Constituição e Justiça e Redação e a de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária haviam sido favoráveis à aprovação da matéria.

Atualmente as categorias de taxistas, mototaxistas e transportadores escolares já contam com a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O autor do projeto acredita que a matéria é justificada devido à grande relevância econômica da atividade profissional dos moto-fretistas, motoboys e transportadores de turismo no estado.

“A concessão de isenção do IPVA aos moto-fretistas, motoboys e transportadores de turismo, além de visar ao pleno emprego, ao trabalho, à livre iniciativa, à dignidade da pessoa humana, à preservação do meio ambiente e à acessibilidade ao serviço público, concretiza o Princípio da Autonomia”, cita o autor do projeto em sua justificativa.

A aprovação só se torna de direito após sanção do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB).

Edição de Severino Antonio (bibiu) direto do site PB AGORA