sábado, 25 de junho de 2016

OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE HOJE NÃO LUTAM MAIS POR COMUNISMO MAS SIM; POR MAIS DEMOCRACIA

















É interessante falar sobre o que sugere o nosso titulo, os novos movimentos sociais realmente não sugerem um comunismo, só afirma isso quem desconhece os estudos recentes em torno dos movimentos sociais. Entre os anos 50 e posteriormente nos anos 70, anos que foram o auge dos movimentos sociais, principalmente aqueles que lutavam pela reforma agrária, os movimentos sociais campesinos (ao qual tem como movimento mais conhecido o MST) a luta era por um caráter muitas vezes classista, ou seja, se pautava na luta de classes, a libertação se configurava na não opressão pela classes dominante.

Porém nos anos atuais, especialmente após a queda da ditadura militar, e na entrada na nova democracia (ou nova republica), os movimentos ganham outras características, ganham uma ampliação, que não vai se pautar apenas na luta de classes, mas também se pautara na busca pela identidade e equidade de direitos. Surge neste contexto os movimentos da identidade negra, indígena, identidade de gênero e sexualidade, ou seja amplia-se a noção de oprimido e opressor, a opressão agora está no âmbito do direito, do direito de de ir e vir, de ser respeitado, e o direito de voz, ainda o direito de defender suas ideias, opiniões e escolhas. Os movimentos entram num cenário político, não propondo um comunismo, mas uma real democracia, onde o povo e seus diversos seguimentos tenham realmente o poder, poder este que está na palavra democracia (poder ao povo).

O povo precisa entender que, em uma democracia é ele o poder maior, e é ele quem pode cobrar seus direitos e exigir que seja visto, que tenha voz, e que precisa ser atendido pelos seus governantes, que inclusive são eleitos, como funcionários do povo e deve defender os direitos do povo, a classe oprimida no geral, ainda não aprendeu a usar o seu poder, mas a classe opressora a anos mantém seu status de poder, e elege com a compra do povo seus representantes. O povo precisa aprender a dominar o jogo da democracia.


Voltando a tema do texto, queria advertir aqueles que ultimamente nas redes sociais tem chamado os que defendem os movimentos sociais e os que também defendem o governo Dilma, que parem de falar o que desconhecem, pois em nem um momento no Brasil se instaurou um comunismo, e ouvir os movimentos sociais não é empurrar um comunismo goela a baixo, e sim ouvir os diversos seguimentos do povo, e inclusive um dos movimentos que deve ser ouvido é o movimento dos trabalhadores. 


Fonte da matéria: BLOG - VERDADE LIVRE 
Edição - bibiu do jatobá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário