domingo, 30 de junho de 2013

GANGS BAGUNÇAM O SÃO JOÃO DE JOÃO PESSOA


Grupos rivais de bandidos se enfrentaram no meio da Ponto de Cem Réis


Uma multidão prestigiou último dia dos festejos juninos da Capital (Crédito: Marcos Weric)
Grupos de marginais rivais provocaram tumulto e várias brigas na última noite do São João de João Pessoa no Ponto de Cem Réis, deixando várias pessoas feridas. O público estimado no local era de aproximadamente 50 mil pessoas.
Passava de meia noite quando a confusão provocada por gangs rivais que se encontraram no meio da multidão e iniciaram o confronto. No momento se apresentava no palco a banda Encantus.
Na briga as grades de proteção foram rompidas e várias pessoas feridas e que passaram mau foram levadas para cima do palco e atendidas por equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros.
Por causa da dificuldade na locomoção das pessoas, tanto a polícia como seguranças de uma empresa privada demoraram um pouco para conter a confusão. Não há informações sobre prisões.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa lamenta o ocorrido, mas garante que o problema ocorrido somente na última noite não tirou o brilho dos festejos juninos de João Pessoa.
A grandiosidade da festa está fazendo com que a Prefeitura Municipal estude a mudança dos festejos juninos em outro local.
As facções que se enfrentaram no Ponto de Cem Réis na última noite dos festejos juninos usavam bonés praticamente de cores iguais cada uma para a identificação. A prefeitura vai solicitar providências para a identificação dos baderneiros.
da Redação
WSCOM Online

sábado, 29 de junho de 2013

COMUNIDADE DO BAIRRO SÃO JOSÉ MANTÉM A TRADIÇÃO E HOJE TEM O TRADICONAL PAU-DE-SEBO

 

Uma das mais tradicionais brincadeiras juninas nos primórdios dos festejos juninos de Alagoa Grande é o pau de sebo. Neste sábado (29), vários adolescentes devem participar da disputa para ver quem consegue chegar ao topo do pau de sebo e retirar o tão desejado prêmio.

O evento acontece às 15:00hs deste sábado (29), na pracinha da rua São José em Alagoa Grande. Forme sua equipe e venham participar desta brincadeiras que já é tradicional e acontece a vários anos. As inscrições das equipes é gratuita e será realizada no próprio local, gratuitamente.
REDAÇÃO - BLOG DO RILDO
FOTOS - BIBIU DO JATOBÁ.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

GUARABIRA REALIZA MANIFESTAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA


corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação estão na lista dos crimes hediondos

 Brasília - O plenário do Senado aprovou projeto de lei que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. 

O projeto agora segue para a Câmara. O autor do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), justifica que esses crimes são delitos graves praticados contra a administração pública que “violam direitos difusos e coletivos e atingem grandes extratos da população”. “É sabido que, com o desvio de dinheiro público, com a corrupção e suas formas afins de delitos, faltam verbas para a saúde, para a educação, para os presídios, para a sinalização e construção de estradas, para equipar e preparar a polícia, além de outras políticas públicas”, diz o autor do projeto. 

 O texto original de Taques, contudo, previa a qualificação como hediondo apenas para os crimes de corrupção ativa e passiva e de concussão (obter vantagem indevida em razão da função exercida). O relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), incluiu em seu parecer também os crimes de peculato (funcionário público que se apropria de dinheiro ou bens públicos ou particulares em razão do cargo) e excesso de exação (funcionário público que cobra indevidamente impostos ou serviços oferecidos gratuitamente pelo Estado). 

 “Sem a inclusão do peculato e do excesso de exação, a proposição torna o sistema penal incoerente, pois não há razão justificável para considerar crimes hediondos a corrupção e a concussão e não fazê-lo em relação ao peculato e ao excesso de exação”, alega Dias. O relator também acatou emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) para incluir homicídio simples cometido de maneira qualificada na categoria de crimes hediondos. Sarney alegou que um crime praticado contra a vida está entre os mais graves e não poderia ficar fora da lista. Foi aprovada ainda emenda do senador Wellington Dias (PT-PI) que aumenta a pena do crime de peculato em até um terço quando ele for considerado qualificado, ou seja, cometido por autoridades e agentes políticos. 

 Edição: Fábio Massalli

segunda-feira, 24 de junho de 2013

VERBAS SÃO LIBERADAS PARA A RECONSTRUÇÃO DE CAMARÁ

:

O governador Ricardo Coutinho (PSB) liberou essa semana um crédito suplementar de R$ 10 milhões para reforçar o orçamento voltado para ações de enfrentamento à seca. O montante será administrado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia e está destinado a reconstrução da Barragem de Camará. O valor do investimento foi publicado no Diário Oficial.

A despesa com o crédito suplementar aberto pelo Decreto nº 34.037 correrá à conta do Excesso de Arrecadação referente ao repasse do Termo de Compromisso nº 756425/2011, Ministério da Integração Nacional– Reconstrução da Barragem de Camará, de acordo com o artigo 43, § 1º, inciso II, da Lei Federal nº 4.320/64.

A Barragem de Camará, inaugurada em 2002, foi construída em concreto rolado no leito do rio Riachão (afluente do rio Mamanguape) que serve de limite entre os municípios de Alagoa Nova e Areia, no estado da Paraíba.

Na noite de 17 de Junho de 2004, a barragem rompeu após uma falha de construção, atingindo parte dos territórios e moradores dos municípios de Alagoa Nova, Areia e os sítios urbanos das cidades de Alagoa Grande e Mulungu, onde o desastre assumiu maior dimensão.
Fonte: politicapb

quarta-feira, 19 de junho de 2013

OS VINTE CENTAVOS DO PROTESTO TROCADOS EM MIÚDOS

00,01 - a corrupção
00,02 - a impunidade
00,03 - a violência urbana
00,04 - a ameaça da volta da inflação
00,05 - a quantidade de impostos que pagamos sem ter nada em troca
00,06 - o baixo salário dos professores e médicos do estado
00,07 - o alto salário dos políticos
00,08 - a falta de uma oposição ao governo
00,09 - a falta de vergonha na cara dos governantes
00,10 - as nossas escolas e a falta de educação
00,11 - os nossos hospitais e a falta de um sistema de saúde digno
00,12 - as nossas estradas e a ineficiência do transporte público
00,13 - a prática da troca de votos por cargos públicos nos centros de poder que causa distorções
00,14 - a troca de votos da população menos esclarecida por pequenas melhorias públicas
00,15 - políticos condenados pela justiça ainda na ativa
00,16 - os mensaleiros terem sido julgados, condenados e ainda estarem livres
00,17 - partidos que parecem quadrilhas
00,18 - o preço dos estádios para a copa do mundo e a má qualidade das obras públicas
00,19 - a mídia tendenciosa e vendida
00,20 - a percepção que não somos representados pelos nossos governantes

terça-feira, 18 de junho de 2013

SÃO JOÃO - CAMPANHA DE PREVENÇÃO Á QUEIMADURAS

Membros da equipe da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena realizaram, na tarde desta terça-feira (18), uma panfletagem nos pontos de comercialização de fogos de artifícios, no bairro do Cristo Redentor. A atividade faz parte da XI Campanha de Prevenção de Queimaduras “Marcas que Ficam para Sempre”, que tem como objetivo conscientizar vendedores e consumidores sobre os riscos das queimaduras.
A coordenadora da Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ, Andrea Borges, informou que a campanha visa a  prevenção por meio da informação para diminuir o número de vítimas de queimaduras atendidas no Trauma. “Acreditamos que quando trabalhamos de forma preventiva as pessoas começam a ter mais cuidado no manuseio de fogos e materiais inflamáveis, diminuindo, assim, o número de vítimas de queimaduras. Isso é observado a cada ano pela diminuição das vítimas atendidas na unidade de Saúde”, ressaltou.
O comerciante Valberto França parabenizou o hospital pela iniciativa e destacou a importância das atividades na orientação dos procedimentos adequados em caso de queimaduras. “Essa iniciativa é muito bem vista pelos comerciantes aqui do local, já que precisamos vender nossos produtos, mas queremos que as pessoas utilizem com responsabilidade”, frisa.
A panfletagem continuará durante todo mês de junho em vários pontos da capital do Estado e cidades circunvizinhas. O Hospital de Trauma de João Pessoa é referência  no atendimento as vítimas de queimaduras, com uma Unidade de Terapia de Queimados que presta atendimento ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216.5700.

PROJETO DA "CURA GAY" É APROVADO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Projeto de lei ainda deve passar por duas comissões na Câmara e Senado

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que determina o fim da proibição, pelo Conselho Federal de Psicologia, de tratamentos que se propõem a reverter a homossexualidade. A sessão que aprovou a proposta foi presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que conseguiu colocá-la em votação após várias semanas de adiamento por causa de protestos e manobras parlamentares contra o projeto.
De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), a proposta pede a extinção de dois artigos de uma resolução de 1999 do conselho. Um deles impede a atuação dos profissionais da psicologia para tratar homossexuais. O outro proíbe qualquer ação coercitiva em favor de orientações não solicitadas pelo paciente e determina que psicólogos não se pronunciem publicamente de modo a reforçar preconceitos em relação a homossexuais.

Na prática, se esses artigos forem retirados da resolução, os profissionais da psicologia estariam liberados para atuar em busca da suposta cura gay.
Antes de virar lei, o projeto ainda terá de ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça até chegar ao plenário da Câmara. Se aprovada pelos deputados federais, a proposta também terá de ser submetida à análise do Senado. Somente então a matéria seguirá para sanção ou veto da Presidência da República.
Em seu parecer em defesa da proposta, o relator, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), apontou que o projeto “constitui uma defesa da liberdade de exercício da profissão e da liberdade individual de escolher um profissional para atender a questões que dizem respeito apenas a sua própria vida”.
Ao justificar o projeto, o autor do texto afirmou que o Conselho Federal de Psicologia, ao restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional, “extrapolou o seu poder regulamentar e usurpou a competência do Legislativo”.
O texto foi aprovado por votação simbólica, sem contagem individual dos votos.
Da Redação com Assessoria
WSCOM Online

domingo, 16 de junho de 2013

BIBIU PARTICIPA HOJE ÁS 09 HORAS, DO PROGRAMA "SEM FRONTEIRAS" DA RÁDIO RURAL DE GUARABIRA - PARTICIPEM!!!



OLÁ PESSOAL – HOJE, DIA 16, A PARTIR DAS 09 HORAS DA MANHÃ ESTAREI NA RÁDIO RURAL DE GUARABIRA FALANDO SOBRE CULTURA A CONVITE DO – PROGRAMA SEM FRONTEIRAS – DA MAIOR POETIZA DO BREJO – PROFa. MARIZA ALVERGA. VOCE PODE LIGAR PARA (83) 3271 1000 OU NOS OUVIR PELO SITE - http://radioruralam850.com.br/
AGRADEÇO A AUDIENCIA E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS – SEVERINO ANTONIO (bibiu do jatobá) – Conselheiro Estadual da Cultura – Contato: (83) 9369 3233.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

JOVEM "SE DÁ DE PRESENTE" NO DIA DOS NAMORADOS

RTEmagicC_SupresaPresente.jpg
Um jovem pernambucana de Caruaru, fez uma surpresa um tanto quanto inusitada para o namorado nesta quarta-feira (12), dia dos namorados, e resolveu compartilhar a imagem do “presente” no Facebook. O curioso é que Jucy Silva, “se deu” de presente para o amado e aparece seminua, embrulhada em uma cesta de café da manhã.
A foto foi compartilhada por mais de 7 mil usuários do Facebook e ganhou dezenas de comentários e curtidas.
 Fonte: iBahia

quinta-feira, 13 de junho de 2013

NOTICIAS DO GOVERNO FEDERAL - DILMA - PT

Presidenta Dilma
Olá  Sr. Severino Antonio

No primeiro semestre de 2013 a presenta Dilma Rousseff tem se empenhado em melhorar a qualidade de vida dos brasileiros garantindo o acesso a bens de consumo, a educação e ao trabalho. Neste mês de junho ela anunciou diferentes ações que deverão beneficiar milhares de famílias.
Aquisição de móveis e eletrodomésticos a preços mais baratos - O governo federal lançou linha de crédito especial de R$ 18,7 bilhões para a aquisição de móveis e eletrodomésticos por beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida. As famílias poderão financiar até R$ 5 mil, com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de até 48 meses para pagar. O financiamento foi chamado Minha Casa Melhor. Leia mais.
Criação de quatro novas universidades federais - A presidente Dilma sancionou as leis que abrem as universidades federais do Cariri (UFCA), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba). Entre 2003 e 2010, já foram criadas 14 novas universidades federais e 126 novos campi ou unidades acadêmicas, chegando agora a 63 universidades e 321 campi em todo o país. Saiba mais.
Mais verbas para a agricultura - Os agricultores terão R$ 136 bilhões para a safra 2013/2014. O total de recursos é 18% maior do que no ano passado. Ao anunciar o Plano Agrícola e Pecuário, a presidenta Dilma Rousseff lembrou a importância do agronegócio para a economia do país: o Produto Interno Bruto do setor cresceu 9,7% no primeiro trimestre de 2013, quando comparado com os três meses anteriores. Os produtores da agricultura familiar ainda terão disponíveis R$ 21 bilhões para financiar a próxima safra, valor 16,6% maior que o destinado ao setor no ano passado

FONTE -  http://www.dilma.com.br/site/noticias/view/agricultores-teraeo-valor-recorde-de-dinheiro

ALGUNS BENEFÍCIOS QUE A COPA DO MUNDO DE 2014, TRARÃO PARA O BRASIL

aís

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O fato do Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 fará com o que o país obtenha um lucro de R$183 bilhões para a economia brasileira num período de dez anos, a partir de 2010 até 2019, entre impactos diretos (investimentos em turismo, empregos, impostos e infraestruturas) e indiretos, ou seja, a recirculação de todo o dinheiro existente no país, o que representa cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo estudo realizado por uma consultoria para o Ministério do Esporte.
Este estudo e os dados foram apresentados no Encontro Técnico de Segurança para a Copa de 2014. Segundo a análise, os gastos na construção e desenvolvimento da infraestrutura do país alcançará o valor de R$ 33 bilhões, incluindo estádios, mobilidade urbana, portos, energia, telecomunicações, saúde, hotelaria e aeroportos. A modernização dos estádios das 12 cidades-sedes gerará uma riqueza e um impacto direto no PIB do país de cerca de R$ 180 bilhões de reais.
Na área do Turismo, é previsto que 600 mil turistas estrangeiros assistam a Copa do Mundo no Brasil e que 3 milhões de turistas nacionais transitem acompanhando o evento, desta forma, o país lucraria cerca de R$ 9 bilhões durante os meses em que o torneio acontecerá no país.
No consumo haverá um fluxo grande e um grande desenvolvimento da questão de rotatividade dos produtos provenientes de todos os mercados do mundo. O fluxo imaginado para o setor é de R$ 5 bilhões, originado pelas obras que serão erguidas para que o país possa estar apto para receber um fluxo tão grande de pessoas e de multinacionais.
Além do consumo, o estudo levantou um dado importante para a sociedade, pois, com a proximidade do evento, o mercado abrirá vagas para os mais diversos profissionais, sejam capacitados ou não. Com isso, o país terá um incremento de R$ 48 bilhões no PIB nacional.
O grupo idealizador do estudo observou que os R$ 5 bilhões que serão injetados pelos trabalhadores que receberão uma oportunidade a partir das vagas que serão disponibilizadas equivale a 1 ano de vendas de geladeiras no Brasil ou cerca de 7 milhões de aparelhos. A perspectiva dada pelos órgãos responsáveis pelos estudos na área de vagas de empregos é que a Copa do Mundo crie mais de 700 mil empregos permanentes e temporários para os mais variados setores: obras, turismo, hotelaria e técnicos em setores
Com relação a arrecadação de impostos, estima-se que sejam arrecadados R$ 17 bilhões, ou seja, este valor representa R$ 500 milhões em isenções fiscais que serão concedidas para a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e empresas que serão contratadas para realizarem a organização do evento.

A Copa do Mundo trás para os países que sediam o evento alguns impactos indiretos e no Brasil não será diferente. Foi calculado que cerca de R$ 136 bilhões circularão até o final de 2019, cinco anos depois do torneio. O país terá essa grande movimentação de dinheiro, pois, o turismo tende a crescer devido ao desenvolvimento da estrutura do país nas mais variadas áreas, dando assim um conforto maior aos turistas que visitarão o palco da Copa de 2014 nos anos seguintes.
Segundo o estudo, o país contará com benefícios “intangíveis”, como por exemplo: afirmação da imagem do país no exterior pela competência em organizar um evento de porte mundial, exposição dos produtos e serviços, consolidação dos pontos turísticos como uma rota obrigatória para os turistas de todo o mundo e visibilidade internacional. Além disso, o país contará com um desenvolvimento dos meios que a sociedade utilizará cotidianamente: Portos, aeroportos, rodovias e outras grandes obras para a livre locomoção dos cidadãos.
O estudo conclui que a Copa também vai haver um fortalecimento do orgulho nacional, como ocorreu nos países anfitriões das últimas edições. As 12 cidades-sedes da Copa de 2014 são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
FONTE - http://colunadothiagogomes.blogspot.com.br/2013/06/copa-do-mundo-e-os-seus-beneficios-para.html 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

MARINA SILVA VEM Á JOÃO PESSOA


Essa é a primeira visita de Marina Silva à Paraíba

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva estará em João Pessoa nos dias 18 e 19 de junho para participar de um debate sobre “Desenvolvimento e Sustentabilidade” na Universidade Federal da Paraíba e encontrar simpatizantes à criação da Rede Sustentabilidade. O partido liderado pela ex-ministra precisa de 500 mil assinaturas para a obtenção do registro no Tribunal Superior Eleitoral. Essa é a primeira visita de Marina Silva à Paraíba. Na última eleição, mesmo sem pisar em solo paraibano, a candidata recebeu 341.916 votos, o equivalente a 17,64% do total, e ficou com o primeiro lugar nas urnas em Cabedelo.
De acordo com coordenador estadual da Rede Sustentabilidade na Paraíba, Hilário Júnior, a ex-ministra vai se reunir com simpatizantes no dia 18, a partir das 18h, em local a ser definido. No dia 19, às 8h, ela participa de um café da manhã com lideranças eclesiásticas e em seguida do ciclo de atividades promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) da UFPB.
O evento vai acontecer no auditório do Centro de Ciências da Saúde (Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), às 10h, com o objetivo de debater ações que visem à promoção do desenvolvimento da Paraíba. Na ocasião, será debatida a interação necessária entre desenvolvimento e sustentabilidade, como forma de fomentar a redução do impacto ambiental.
A visita da ex-ministra, segundo o coordenador estadual da Rede, dará novo impulso à coleta de assinaturas na Paraíba. “Estamos na reta final da coleta, já que temos até o dia 15 de junho para bater a meta no Estado. Mesmo depois desse prazo, a coleta não vai parar. Nos próximos dias, incluindo os dias da visita de Marina, estaremos coletando em dois pontos fixos de João Pessoa: no Ponto Cem Réis e no Sebo Cultural (próximo ao Lyceu Paraibano)”, disse Hilário Júnior. Até o momento, foram coletadas aproximadamente sete mil assinaturas no Estado. A meta é 10 mil.
 http://www.jornaldaparaiba.com.br/noticia/107741_marina-silva-vem-a-jp-para-debate

terça-feira, 11 de junho de 2013

SUGESTÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS EM ALAGOA GRANDE



Anda procurando o presente perfeito para sua Amada? Lingeries são ótimas para agradar a vocês dois!!! Vá na Loja Seducce e confira nossas opções para presenteá-la, estamos localizados a Rua Padre Belizio, Box II, Centro de Alagoa Grande (vizinho a àgua de cheiro).

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Começou a vigorar nesta segunda-feira (10), a lei 12.741/2012, que obriga as empresas a exibirem a soma de até sete impostos (federais e estaduais) na nota fiscal.

Lojistas ainda esperam maiores esclarecimentos e pedem ao Ministério da Justiça maior prazo para adequação

Começou a vigorar nesta segunda-feira (10), a lei 12.741/2012, que obriga as empresas a exibirem a soma de até sete impostos (federais e estaduais) na nota fiscal. Apesar de já estar em vigor, a implantação e a forma como vai funcionar na prática a transmissão das informações ainda é cercada de muitas dúvidas e não só dos consumidores. Por esse motivo há um movimento nacional por parte dos lojistas que pede ao Ministério da Justiça um maior prazo para adequação.
Os lojistas querem com essa ampliação de prazo, assegurar mais tempo para que as empresas ajustem os seus sistemas informatizados após a regulamentação da lei. Neste período, as entidades de defesa do consumidor fariam apenas visitas didáticas para orientar o comércio, mas sem aplicar punições.
De acordo com o presidente da CDL-JP (Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa), Eronaldo Maia, a maior dificuldade para implantação da lei, começa no próprio texto, que ele classifica como vago. “Existe uma dificuldade em cumprir a lei. Estamos aguardando a regulamentação, com orientações claras de como operacionalizar isso”, diz. Os documentos fiscais são emitidos por um programa de computador e os próprios fornecedores de software ainda não puderam se atualizá-los porque não há explicação prática a respeito.

Eronaldo Maia explica que a classe lojista não é contra a implementação da lei. “Ela servirá para dar mais transparência às relações de compra e venda e mostrar ao consumidor que o empresário também sofre com a alta carga tributária praticada no país. O que esperamos é que se mostre como cumprir efetivamente a lei, pois não será tarefa simples, já que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos que existe”, finaliza.
Monica Melo
Com assessoria de imprensa

quinta-feira, 6 de junho de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - EVENTO ALUSIVO


A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza no próximo domingo (9), no município de Gurinhém, a 5ª edição do ‘Circuito Uruçu/Serra do Catolé, uma caminhada na natureza’. O evento envolve as duas comunidades rurais e centenas de pessoas entre elas estudantes, professores, extensionistas e autoridades comprometidas com a proteção e preservação do meio ambiente.
A concentração começa às 6h, na Escola Municipal Anália Arruda, onde será oferecido um café da manhã com produtos oriundos da agricultura familiar. A expectativa de público é de aproximadamente 500 pessoas.
Com um trajeto de mais de cinco km de área serrana, a caminhada, além de oferecer uma excelente opção de lazer com momentos de aventura e contemplação em meio à natureza, vai servir também para divulgar a produção da agricultura familiar da região polarizada pelo município de Gurinhém. Matas nativas, plantações diversas, cachoeiras, caminhos históricos e religiosos são algumas das belas paisagens que os caminhantes devem conhecer.
O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Gurinhém e associações rurais das comunidades de Uruçu e Serra do Catolé. Os organizadores chamam a atenção dos caminhantes para usarem roupas leves, tênis ou bota, boné ou chapéu e bastante água e protetor solar.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi determinada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028 de 27 de maio de 1981, o Governo Brasileiro decretou a Semana do Meio Ambiente.
Palestra – A preservação do meio ambiente e o turismo rural vão ser discutidos na palestra a ser proferida pelos técnicos da Emater às 8h30 da próxima sexta-feira (14), no sítio Caruatá, próximo a Cachoeira do Roncador, no município de Borborema, região administrativa da Emater em Solânea.

SALÃO DO ARTESANATO DA PARAIBA TEVE SUA ABERTURA ADIADA PARA DOMINGO EM VIRTUDE DA MORTE DE JULIO RAFAEL

Em virtude do falecimento do superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), Júlio Rafael, ocorrido na noite dessa quarta-feira (5), a abertura da 18ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, programada para esta sexta-feira (7), à partir das 17h, em Campina Grande, foi transferida para o domingo (9), no mesmo horário.
Com o tema “Um universo do Couro Cultura e Arte”, o salão ocupará uma área total de 4 mil m², na antiga Candesa, no bairro do Catolé, reunindo cerca de 500 artesãos representando 44 associações, 7 cooperativas e 35 grupos de família. O evento pretende mostrar a verdadeira cultura popular da Paraíba, a atividade coureira do Estado, promover seu resgate histórico e mostrar a importância da exposição e comercialização das novas tendências do artesanato. 
FONTE -  http://www.paraiba.pb.gov.br/70495/nota-abertura-do-salao-do-artesanato-transferida-para-domingo.html 

JOSÉ DIRCEU SOBRE JULIO RAFAEL



Image
Júlio Rafael
Escrevo ainda sob o impacto da notícia que acabo de receber, do falecimento de meu grande amigo Júlio Rafael. Conheci o Júlio nas minhas andanças pelo Brasil. Liguei-me a ele e ao grupo de paraibanos que viviam em São Paulo e militavam no PT - Leda, Mônica, Walter e tantos outros.

De militantes viramos amigos. Criamos os filhos, lutamos e vivemos os anos duros do partido, de sua construção e das lutas na oposição. Durante estes 30 longos anos aprendi a admirá-lo pela simplicidade e  firmeza na defesa de suas posições políticas. E pela simpatia que irradiava com suas redes paraibanas que vendia para aumentar a renda.

Júlio foi dirigente do PT, vereador na sua João Pessoa, candidato a deputado federal e presidente do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa) em seu Estado desde 2007, onde desenvolveu um extraordinário trabalho. Tinha 58 anos, era formado em Economia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e especialista em História Econômica da América Latina.

Foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE, que voltou a ter o nome de SUDENE), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003); além de vereador de João Pessoa (PB) na legislatura que vai de janeiro de 1997 a dezembro de 2000.
FONTE - BLOG DO JOSÉ DIRCEU - http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=18416&Itemid=2  

JULIO RAFAEL - MAIS UM ILUSTRE PARAIBANO QUE SE VAI!

Familiares chegam em Recife e seguem para João Pessoa via terrestre

Familiares do superintendente do SEBRAE/PB confirmaram que uma aeronave da Unimed contratada pela direção nacional do Sistema de Microempresa fará o traslado na manhã desta quinta-feira do Esquife. Como não havia vagas nos aviões de carreira das empresas aéreas, tanto ao viúva Ana Adelaide, quanto o filho Daniel e os irmãos Murilo e Tina chegam à tarde em Recife e seguem para Joao Pessoa via terrestre. A Superintendência regional ficou com as obrigações de informar sobre velório e cremação .

A família decidiu ainda que a cremação somente acontecerá na sexta-feira, depois do velório no mesmo ambiente, na BR 230 – na direção de Cabedelo, ao lado da Mata do Amém.

Informações extra-oficiais dão conta que os médicos não queriam desligar os aparelhos, entretanto, no último exame atestando a inexistência de fluxo sanguíneo no cérebro acabou adotando o desligamento
Da Redação
WSCOM Online

quarta-feira, 5 de junho de 2013

SAFRA DE GRÃOS NA PARAIBA DEVERÁ SOFRER NOVA QUEDA

 Queda é motivada pela redução da área cultivada no estado em maio.

Nova previsão é de que a safra seja de 76.516 toneladas.


A safra de grãos da Paraíba neste ano deve sofrer uma queda de 69,3% em relação ao que foi previsto em fevereiro. A queda é motivada pela redução da área cultivada no estado no mês de maio, que foi 57% abaixo do que havia sido registrado em fevereiro, de acordo com o Grupo de Coordenação das Estatísticas Agropecuárias da Paraíba (GCEA-PB). A nova previsão é de que a safra seja de 76.516 toneladas, quando a previsão inicial era de 249.703 toneladas. Os dados fazem parte de relatório divulgado nesta quarta-feira (5) pelo órgão.
Os produtos que apresentam maiores declínios na produção em relação ao levantamento anterior, são arroz (96%), algodão (81%), milho (75,9%), feijão (59,9%), fava (27%) e amendoim (16%). O levantamento, no entanto, não contabiliza perdas nas áreas do Litoral e do Agreste, uma vez que ainda existe possibilidades de chuvas regulares nestas regiões até o final de agosto.

O quadro, conforme o relatório, é provocado pela estiagem, já que o quadro climático pode ser considerado como seco, uma vez que as precipitações ficaram muito abaixo da média, “nem chegando a possibilitar o plantio das lavouras de milho, arroz e feijão naqueles municípios que se destacam como maiores produtores destas culturas”. De acordo com a AESA, as maiores reduções de chuva em relação à média histórica foram observados em Patos (68% menos chuvas), Piancó (48%), Pombal (47%), Souza (40%) e Itaporanga( 39%).

Já na região do agreste e litoral, onde o período de chuvas se encerra em agosto e as chuvas se concentram entre junho e julho, o comportamento dos agricultores ainda é otimista, de acordo com o relatório. “Tem-se observado a ocorrência de chuvas desde a segunda quinzena de maio e a continuar essa tendência, estima-se uma estação chuvosa normal. Animados com a perspectiva de uma boa safra, grande parte dos agricultores estão recebendo sementes e preparando o solo para o plantio das culturas de feijão, milho, fava e amendoim”, destaca o documento. Mesmo nestas regiões, as chuvas têm sido abaixo da média: Alhandra (1,0%), João Pessoa (36%), Areia (30%), Mamanguape (62%) e Campina grande (30%).

Com a falta de chuvas, o volume de água acumulada nos reservatórios também é fator de preocupação, já que “o período chuvoso não foi suficiente para abastecer a população por mais um ano de seca”. A fim de tranquilizar a população, a Defesa Civil Estadual aumentou a contratação de carros-pipa para fornecer água aos locais com mais escassez. Atualmente, 183 municípios estão com situação de emergência decretada por conta dos prejuízos do segundo ano de seca.

As informações do relatório foram obtidas pela rede de coleta do IBGE, mediante consulta às Comeas, constituídas por Produtores Rurais, Secretarias Municipais de Agricultura, Instituições Oficiais de Crédito e Técnicos da Emater-PB, que juntos realizaram estimativas das áreas em produção ou destinadas a novos cultivos em todos os municípios da Paraíba. Ao todo foram obtidos dados referentes a 39 produtos cuja área explorada alcança um total de 388.117 hectares, dos quais 153.957 são ocupados com lavouras temporárias e 234.160 de culturas permanentes.
FONTE  -   http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/06/safra-de-graos-na-paraiba-deve-ter-reducao-de-693-por-conta-da-seca.html  

FANATISMO RELIGIOSO PODE SER UM DISTURBIO MENTAL

Neurocientista afirma que a religiosidade poderia ser tratada como doença mental Uma pesquisadora da Universidade de Oxford, e autora especializada em neurociência sugeriu recentemente que um dia o fundamentalismo religioso pode ser tratado como uma doença mental curável. Kathleen Taylor, que se descreve como uma “escritora de ciência filiada ao Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética”, fez a sugestão durante uma apresentação sobre a pesquisa do cérebro no Festival literário no País de Gales na última semana.
Em resposta a uma pergunta sobre o futuro da neurociência, a pesquisadora afirmou que “uma das surpresas pode ser a de ver pessoas com certas crenças como pessoas que podem ser tratadas [clinicamente]“.
- Alguém que tem, por exemplo, torna-se radical a uma ideologia de culto – nós podemos parar de ver isso como uma escolha pessoal resultado de puro livre-arbítrio e começar a tratá-lo como algum tipo de distúrbio mental – afirmou a cientista, segundo o Huffington Post.
- Em muitos aspectos, poderia ser uma coisa muito positiva, porque não há dúvida de crenças em nossa sociedade que fazem muitos danos – completou.
Ela afirmou ainda que não estava apenas se referindo aos candidatos óbvios, como o islamismo radical”, mas também exemplificou tais crenças como a ideia de que bater em crianças é aceitável.
Esse não é um tema novo na carreira acadêmica de Taylor, que em 2006 escreveu um livro sobre o controle da mente chamado de “Brainwashing: The Science of Thought Control” (Lavagem cerebral: A Ciência de controle do pensamento, em tradução livre), que explorou a suposta ciência por trás das táticas persuasivas de cultos e grupos como a al Qaeda.
FONTE -  http://noticias.gospelmais.com.br/neurocientista-religiosidade-tratada-doenca-mental-54753.html 

terça-feira, 4 de junho de 2013

MILHO PARA O SÃO JOÃO NÃO VAI FALTAR

Durante todo mês de junho, a entrada na Empasa está liberada para os produtores e comerciantes de milho verde que pretendem comercializar o produto típico do período junino. A decisão de não cobrar a taxa de entrada nos três entrepostos (João Pessoa, Campina Grande e Patos) partiu da diretoria e visa estimular as vendas dos produtos.
Atualmente, o milho ainda é raro nas centrais de abastecimento do Estado, mas com essa ação a diretoria da Empasa pretende mostrar que mesmo com as adversidades ocasionadas pelo longo período de seca na Região Nordeste, o produto pode ser encontrado para o consumo.
O presidente da Empasa, engenheiro José Tavares Sobrinho, esclarece que a cobrança da entrada dos veículos (caminhões e camionetas) está livre só para o milho, mas o fluxo dos demais produtos continua como antes. “Sem as taxas, a mão do milho (52 espigas) que hoje está custando em torno de R$ 25 e R$ 30, pode cair um pouco e assim todos saem ganhando. Para os consumidores, temos estacionamentos amplos e gratuitos”, revelou Tavares.
Para o presidente da Associação dos Comerciantes e Permissionários da Empasa (Ascope), Renato Ponciano, a medida é bem vinda porque uma parceria entre a associação e a direção da empresa foi acordada para a retomada da Feira do Milho, que vai voltar a acontecer durante a semana que antecede o dia de São João (24/6). “Com isso, temos certeza que a satisfação vai ser geral na compra e venda do milho, alimento tão importante nessa época”, observou Renato. 
 FONTE - http://www.paraiba.pb.gov.br/70290/empasa-libera-comercializacao-do-milho-verde-nos-entrepostos.html

MANIFESTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL CONTRA O CASAMENTO GAY







o-pastor-silas-malafaia-durante-entrevista-1350862026147_956x500
Sob a organização do pastor Silas Malafaia, e vários líderes evangélicos, uma grande manifestação em defesa da família tradicional, da vida, da liberdade de expressão e religiosa acontecerá em Brasília. O evento está programado para o dia 5 de junho (amanhã), às 15h, em frente ao Congresso Nacional.
Pastor Silas pretende reunir cerca de 100.000 mil pessoas no protesto, para marcar posição contra o casamento gay, o aborto e o Projeto de Lei 122. O evento também contará com a participação de vários líderes evangélicos, além dos cantores Talles Roberto, André Valadão, Aline Barros, Eyshila, Nani Azevedo, David Quinlan, Cassiane, e Bruna Carla.
“Já que estão forçando a barra sobre o casamento gay, vamos a Brasília para dizer que estamos do outro lado. Não é um ato exclusivo para apoiar Marco Feliciano, mas para marcarmos nossa posição. Vamos dar a nossa resposta. Todas as lideranças evangélicas estarão presentes, assim como a bancada evangélica. Vai ter gente de todos os lados do Brasil”, afirmou o pastor Malafaia.
00

EM SOUSA, A POPULAÇÃO ELEGE A CULTURA COMO PRIORIDADE

Durante a plenária da 10ª Regional do Orçamento Democrático Estadual, envolvendo nove cidades, a Cultura foi eleita como a segunda prioridade para a aplicação dos investimentos naquela região, uma decisão inédita na história do OD Estadual. Foram eleitas ainda as áreas da Educação, em primeiro lugar, e Saúde, em terceiro lugar.
Para o secretário de Cultura, Chico César, a decisão da sociedade é fruto de um movimento cultural organizado e articulado. “Isso foi muito importante, porque mostra o grau de mobilização do Fórum de Cultura do Alto Sertão. Isso mostra um setor bastante organizado, bastante mobilizado, com pessoas que compareceram em várias plenárias. E o ponto alto disso foi a plenária de Sousa”, afirmou.
O secretário falou ainda da importância de uma política cultural articulada com outros setores do governo, dizendo que “só é possível pensarmos Cultura com esse nível de prioridade como cultura ligada a uma política transversal. A cultura isolada, como uma política de artes e entretenimento não faz sentido em estar em segundo lugar numa região tão problemática como o Sertão da Paraíba. Ela só faz sentido como cultura da transversalidade.”
E anunciou suas intenções a partir deste resultado. “A nossa ideia é realizar imediatamente um fórum na cidade de Sousa chamando os agentes culturais para que indiquem suas prioridades, e realizar um seminário intersetorial interno, reunindo gestores da educação, saúde, segurança, Secretarias da Mulher e Diversidade Humana, Desenvolvimento Humano, para que a gente contagie o governo disso que a sociedade nos trouxe. É preciso trazer a cultura para o centro e fazer de toda prática do governo uma prática cultural”, afirmou.
O articulador cultural da Secult-PB e integrante do Fórum de Cultura do Alto Sertão – Foca, Leonardo Alves, revelou que esse resultado foi fruto de toda uma articulação com o movimento cultural. “Durante 20 dias pudemos conversar com as quadrilhas juninas, com as escolas de samba, com a comunidade cigana, e sempre acompanhando os companheiros do Orçamento Democrático, levando os debates da cultura para as reuniões preparatórias. Foi assim com os ciganos, que decidiram sua demanda cultural, foi assim com as quadrilhas, que tiraram mais de uma demanda, e os artistas em geral que participaram também tiraram suas demandas. E vieram para cá com propósito de, no corpo a corpo, mostrar propostas e convencer a população de votar em cultura”, explicou.
Segundo ele, o Fórum percorreu diversas cidades do Sertão, além de reuniões com jovens em escolas e equipamentos culturais da região. E relatou: “Tivemos também reuniões nas cidades de Santa Cruz, Aparecida, São Francisco, e nas escolas. A escola estadual polivalente daqui de Sousa veio em peso, trazendo uma proposta dos alunos para a cultura. Então, tanto a classe artística quis esse resultado, quanto a sociedade no geral. Vieram todos envolvidos com um único objetivo, de fazer a cultura ser prioridade, como foi”.
FONTE  -   http://www.paraiba.pb.gov.br/70017/orcamento-democratico-de-sousa-elege-cultura-como-prioridade.html

JULIO RAFAEL - GOVERNADOR RICARDO COUTINHO, HOMENAGEIA EX-COLEGA DE PARTIDO

O governador Ricardo Coutinho dedicou o seu programa semanal na Rádio Tabajara à memória e à trajetória do economista Júlio Rafael, de 58 anos, que teve morte cerebral confirmada no domingo (2), pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele falou de sua tristeza pela perda de um valoroso militante de esquerda, parceiro e amigo.
Emocionado, o governador Ricardo Coutinho desejou luz e força para a esposa Ana Adelaide e os dois filhos para que possam ultrapassar o momento difícil. “Quem conviveu, seja na discordância ou concordância, sabe da importâcia de Júlio Rafael na construção da esquerda na Paraíba e no Brasil. A passagem de cada um de nós por essa terra é do tamanho daquilo que a gente sonha. Júlio Rafael sonhou muito e junto com companheiros de luta deixa uma história bonita de construção no nosso Estado”, declarou.
Ricardo lembrou que teve a oportunidade de conviviver com Júlio Rafael nos últimos 25 anos marcados por momentos de discussão, de discordância, entendimentos, de convergências e de parcerias, destacando a eleição de 2010 e no atual governo. E ressaltou: “Júlio apostou na nossa candidatura e na perspectiva de mudança que o Estado poderia ter com o conjunto de forças que estava se propondo a governar. Não titubeou em nenhum momento, mesmo contra a orientação partidária”.
O governador destacou as parcerias exitosas entre o Governo do Estado e o Sebrae, sob o comando de Júlio Rafael, a exemplo do Rodoshopping de Patos, nos Salões do Artesanato, nos projetos de pecuária leiteira no Alto Sertão e na realização das duas edições do Gira Calçados. “Essas foram parcerias feitas na base da confiança de pessoas com o mesmo objetivo” completou.
Júlio Rafael tinha 58 anos, era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina.  Militava no PT desde a sua fundação nos anos 80. Foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003); além de vereador de João Pessoa (PB) no mandato janeiro de 1997 a dezembro de 2000. Desde 2007, Júlio Rafael ocupava o cargo de superintendente do Sebrae na Paraíba.http://www.paraiba.pb.gov.br/70210/ricardo-dedica-programa-a-memoria-e-trajetoria-de-julio-rafael.html
FONTE -