sábado, 14 de março de 2015

DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO e DEMAIS PARLAMENTARES INTEGRANTES DA “COMISSÃO DAS ÁGUAS” FAZEM VISITA DE INSPEÇÃO ao CANAL DE INTEGRAÇÃO ACAUÃ-ARAÇAGÍ



REUNIÃO DE SERVIÇO DOS PARLAMENTARES NO CANTEIRO DE OBRAS -
O Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior acompanhou nesta manhã de 13 de março, a comitiva de parlamentares que visitou o CANAL DE INTEGRAÇÃO ACAUÃ-ARAÇAGI.   A COMISSÃO DAS ÁGUAS da qual o Deputado faz parte, inspecionou um longo trecho da obra e o local onde se inicia o canal, no açude ACAUÃ.
Os integrantes da Frente Parlamentar das Águas conheceram vários trechos do lote I da obra, que tem investimento de R$ 1 bilhão e vai reforçar o abastecimento d’água de 38 municípios das regiões do Vale do Paraíba e do Brejo e garantir irrigação de 16 mil hectares.

O engenheiro Alexandre Machado, representando o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, explicou aos deputados que o canal vai captar água na barragem Acauã quando as obras da transposição do São Francisco forem concluídas. “Essa obra vai fazer a integração das bacias hidrográficas na área da barragem Acauã com os rios do Eixo Leste. A obra segue em bom ritmo e até agora atingimos 70% da execução do primeiro lote”, informou.
A obra emprega hoje 1.000 operários e 50 engenheiros.  O lote I tem 40 quilômetros de extensão, representando um investimento de R$ 400 milhões.
 
O Presidente Adriano Galdino comentou que o CanalAacauã-Araçagi “vai trazer qualidade de vida, desenvolvimento e melhorar bastante a autoestima da população porque mudará o perfil sócio-econômico da região”.

O presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Jeová Campos disse que: “O Governo da Paraíba está preocupado com a questão da água e a Assembleia Legislativa precisa estar acompanhando para ajudar na mobilização em busca de mais recursos”.
 
 Já o deputado João Bosco Carneiro, membro titular da Comissão das Águas, considerou a obra como:  “Uma obra monumental e de extrema necessidade onde milhares de pessoas da região irão minimizar a necessidade e o sofrimento nos períodos de secas em busca do precioso liquido. (...) É a possibilidade também de alguns municípios do brejo paraibano voltarem a se desenvolver através do desenvolvimento de uma agricultura que possa gerar renda e riqueza para a região”. 
 
A comitiva foi composta pelos deputados Buba Germano, Renato Gadelha, Tovar Correia Lima, Caio Roberto, Nabor Wanderley, Doda de Tião, João Gonçalves, João Bosco Carneiro, Zé Paulo, Janduhy Carneiro e Galego de Sousa.
Os prefeitos de Mogeiro, Antonio Ferreira; de Itatuba, Aron Renê Martins; e de Pedra Lavrada, Tota Guedes, também acompanharam os deputados na visita às obras.  O prefeito de Mogeiro, Antonio Ferreira relatou aos parlamentares que, graças à obra do canal, a Prefeitura não fechou suas portas: “Se não fosse essa obra nós já tínhamos fechado a prefeitura. Só tenho que agradecer o empenho do governo para realizar essa obra. A cidade cresceu economicamente e mudou a realidade da nossa gente”, 
ENGo ALEXANDRE MACHADO e o DEP. JOÃO BOSCO CARNEIRO
 

 
  
Crédito: ASCOM/ALEGIS/PB


















ADV. BISNETO, ENGo ALEXANDRE MACHADO, BIBIU DO JATOBÁ
 
TAMIRES DYSA, DEP. JUNIOR CARNEIRO, ADV. BISNETO, ADV. MURILO PADILHA
Redação e fotos: bibiu do jatobá com complemento da ASCOM/ALEGIS/PB no site - http://www.al.pb.gov.br/17176/comitiva-de-13-deputados-visita-obras-do-canal-acaua-aracagi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário