sexta-feira, 8 de maio de 2015

FRENTE PARLAMENTAR DAS ÁGUAS VISITA AS BARRAGENS DE PITOMBEIRA e CAMARÁ

 
 A FRENTE PARLAMENTAR DAS ÁGUAS visitou nesta sexta-feira, 08 do corrente, as BARRAGENS DE PITOMBEIRA e CAMARÁ.   A caravana chegou a Alagoa Grande ás 09 h, e foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal  Vereador Genildo Marques e outros Vereadores como Josildo Oliveira, Luis Lucindo, Fabiano Luz, Antonio Salustiano e Marcos dos Mares. Acompanharam também a comitiva o Profº José Avelar, Guimarim, Murilo, Adauto Coutinho, Radialista Sátiro Aires e outros populares.
 

Já a FRENTE DAS ÁGUAS tiveram as presenças dos Deputados Estaduais Frei Anastácio, Buba Germano, Renato Gadelha e Jeová Campos, Presidente da Frente, que acompanhado do Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior, seguiram primeiro para a barragem de Pitombeira.  

Segundo o Engenheiro da obra, a mesma será entregue provavelmente no aniversário da cidade em 25 de Julho e que apenas o SANGRADOURO está em andamento porque a maior parte do restante da obra está praticamente finalizada.   Para ele, necessitamos apenas de CHUVA porque a barragem está pronta para cumular os cerca de três milhões de metros cúbicos que irão abastecer a cidade de Alagoa Grande.
 
 
 Logo em seguida, a comissão seguiu para a visita á Barragem de Camará que como sempre, deixa a todos encantados com sua grandiosidade.  As fotos mostram que apesar de grande parte da construção está pronta, ainda falta uma parte central que levaram o Engenheiro da obra a confirmar o termino da mesma para o mês de novembro; “se o fluxo financeiro não sofrer alguma parada, alguma suspensão”.

A obra deixou os Deputado Estaduais da Frente, bastante satisfeitos uma vez que cidades com Esperança, Remígio, Alagoa Nova e outras, dependem única e tão somente da conclusão da mesma para diminuírem o sofrimento com a falta do precioso liquido na residência da população.
 
 
 
 O passo seguinte da comitiva foi seguir para Esperança onde na Câmara Municipal foram recepcionados pelo Presidente Amazan.    Numa sessão bastante concorrida, teve como presidente o Deputado Frei Anastácio que facultou a palavra inclusive para o publico presente.

E foi interessante esta atitude porque usaram da palavra Vereadores de outras cidades a exemplo da Vereadora Gerlane, de Lagoa de Roça, que emocionada falou que “esta seca foi anunciada há anos mas não recebeu a atenção dos governantes”, e do Vereador Nego de Zé Severo, de Baraúnas, que deixou a todos surpreso ao declarar que sua cidade “não tem rede de distribuição de água” e que cujas obras “estão paradas há DEZ ANOS”.  
 
 
 
 Estiveram presentes também os representantes da CAGEPA e da ANA (Agencia Nacional das águas).  Também o Prefeito Anderson Monteiro, filho do Deputado Estadual Arnaldo Monteiro que também se fez presente a simbólica Sessão.

No uso de sua palavra o Deputado Estadual  Geová Campos frisou que existem cerca de 50 mananciais com armazenamento de água em torno de 10%; e que “tarifas diferenciadas de consumo, deveriam ser criadas pela Cagepa”.  Já o Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior falou que “era inadmissível o Governo Federal até o momento não ter socorrido esta região com CARROS PIPA”, e que a “é preciso gritar, cobrar do governo Federal uma ajuda emergencial para a região porque esta dívida o Brasil deve ao Nordeste há muito tempo”.
 
 
 
 Fizeram uso da palavra também o Deputado Estadual Renato Gadelha, Armando Abílio e Buba Germano que fez questão de frisar que “o momento é para a execução de ações emergenciais”.   E finalizando a Sessão, o Deputado Estadual Frei Anastácio disse que a Frente irá solicitar á Presidenta Dilma “um conjunto de ações emergenciais como perfuração de poços  e o fornecimento de carros pipa para a zona rural”.

Foi uma viagem bastante proveitosa e serviu para os Deputado Estaduais tomarem conhecimento das dificuldades que muitas cidades do Curimataú estão atravessando.  Em Esperança o colapso é total e o Prefeito gasta mensalmente em torno de CEM MIL REAIS com o abastecimento de água; que nas cidades de Lagoa Seca e Alagoa Nova, só chega água duas vezes por semana; que em algumas cidades o CARRO PIPA custa DUZENTOS REAIS e aparece pouquíssimas vezes;   que a situação é de calamidade publica”.
 
 
 
 Diante da situação, os Deputado Estaduais que compõem a Frente das Águas decidiram que se possível “acamparão em Brasília” mas que ações emergenciais devem ser colocadas em pratica urgentemente e que se não chover com brevidade, cidades como Areia e até Campina Grande entrarão em colapso total uma vez que o AÇUDE DE BOQUEIRÃO alem do baixo volume de água existente, ainda tem pessoas utilizando a pouca água, indevidamente, para irrigação.  A sessão terminou pontualmente as 14 h.
 
 
 
 
 
 





CLICK AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DE GENILDO MARQUES

REPORTAGEM DE BIBIU DO JATOBÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário