sexta-feira, 26 de julho de 2019

O MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE COMPLETA 154 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

HOJE, 26 DE JULHO DE 2019,  O MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE COMPLETA 154 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Alagoa Grande era parte integrante do município de Areia (cidade onde nasceu José Américo de Almeida, político e romancista, autor de A Bagaceira) até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade.
O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865. Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Por conta desta última data muitos acreditam que o município completou 1 século de emancipação no ano de 2008, quando na verdade já decorreram 147 anos deste fato histórico.
Esta era uma região que cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar (que destruiu a Mata Atlântica do lugar, desfigurando a cobertura vegetal) que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza econômica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.
Embora a cidade tenha se estagnado economicamente ao longo da segunda metade do século XX (com a população ao invés de aumentar, diminui, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades). Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município (tanto o turismo histórico, quanto o turismo rural e ecológico).
Neste município se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento econômico e cultural da cidade. Também é terra de Oswaldo Trigueiro, grande estadista que dentre os vários cargos que ocupou, destacamos: Deputado Federal, Governador da Paraíba, (...), e Presidente do Supremo Tribunal Federal. Tambem é terra de Margarida Maria Alves, líder camponesa assassinada pelos latifundiários em 1983 e do musico e cantor Jackson do Pandeiro que neste ano de 2019, estaria completando 100 anos se vivo estivesse.
Pesquisa e resumo de Severino Antonio (bibiu) zap: 993693233.

terça-feira, 23 de julho de 2019

ASSENTAMENTOS EM ALAGOA GRANDE PODEM RECEBER EM BREVE, REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL.


Os assentamentos de Maria da Penha 1 e 2, Coração de Jesus e Margarida Alves 2 já são considerados extensões dos limites do município de Alagoa Grande. No local, residem famílias que desenvolveram na agricultura a solução para própria subsistência. Porém, a falta de água potável, prejudica o desenvolvimento desta atividade, bem como não oferece condições básicas de saúde, alimentação e produtividade.
 
Atendendo as reivindicações destes paraibanos, o deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, elaborou um requerimento solicitando a implantação de uma rede de distribuição d'água potável para a região. O requerimento já foi aprovado na Assembleia Legislativa  -  PB e segue para análise do Governo do Estado da Paraíba. "Temos certeza que em breve veremos mais este pleito realizado em prol deste humilde povo de minha terra" afirmou o Deputado cuja base eleitoral principal é nesta Cidade de Alagoa Grande.

Matéria editada por Severino Antonio (bibiu 9 9369 3233 zap) com informações colhidas nas Redes Sociais do Deputado João Bosco Carneiro Junior.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

ALAGOAGRANDENSE MARGARIDA ALVES PRESTES A SE TORNAR “HEROÍNA DA PÁTRIA”.

Assassinada por latifundiários há 36 anos, a líder sindical de Alagoa Grande, Margarida Alves, pode ser elevada a condição de heroína nacional. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 63/2018, que inscreve o nome de Margarida Alves no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta segue para análise em Plenário. Para ser aprovada em Plenário, a proposta contará com o apoio dos senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (PSB), José Maranhão (PMDB), e Daniella Ribeiro (PP).
A paraibana se tornou uma referência na luta pela conquista da terra, pela Justiça Social e pela igualdade.
A homenagem foi iniciativa da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e teve como relator o senador Paulo Paim (PT-RS). O livro está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, e traz os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont, entre outros personagens históricos.
A líder sindical Margarida Alves nasceu em agosto de 1933 e morreu em agosto de 1983, logo após completar 50 anos. Ela foi assassinada por latifundiários na porta de casa, em Alagoa Grande (PB). Margarida lutava por direitos básicos dos trabalhadores rurais, como carteira de trabalho assinada, jornada de oito horas, férias e 13º salário. Em 2000, em homenagem a ela foi criada a “Marcha das Margaridas”, mobilização de trabalhadoras rurais.
Segundo apontou as investigações da polícia, a mando de fazendeiros da região, pistoleiros armados de calibre 12 atiraram no rosto da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, na frente de seu filho e de seu marido, na porta de casa.
O crime foi motivado pelas denúncias que a sindicalista fazia contra abusos e desrespeito aos direitos dos trabalhadores nas usinas da região. Durante os 12 anos em que presidiu o sindicato, Margarida moveu mais de 73 ações contra as usinas de cana de açúcar da região. Depois de sua morte, ela se transformou num símbolo da luta das mulheres camponesas por terra, justiça e igualdade.
Editado por Severino Antonio (bibiu) - FONTE DA NOTICIA - SITE - O EXPRESSO

sábado, 6 de julho de 2019

DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO ENALTECE SITE CRIADO PELO GOVERNO DO ESTADO QUE VISA INFORMAR OS PREÇOS DOS PRODUTOS EM TEMPO REAL

SITE CRIADO PELO GOVERNO DO ESTADO, VEM PARA FACILITAR A VIDA DO CONSUMIDOR PARAIBANO
Enquanto agente na luta pelos direitos dos consumidores não posso deixar de falar sobre o lançamento do aplicativo de consulta de preços de produtos "Preço da Hora", fruto de uma parceria Governo do Estado da ParaíbaTribunal de Contas do Estado da Paraíba e UFPB Oficial. O aplicativo é uma ferramenta desenvolvida integralmente na Paraíba e poderá transformar uma mudança no perfil de consumo e na distribuição de produtos em nosso estado, pois possibilita aos consumidores consultar, em tempo real, o preço de quase 1 milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos.

Todas as iniciativas em benefício dos consumidores devem ser celebradas e divulgadas. Parabéns a toda equipe envolvida neste projeto. Desejo sucesso e que o Preço da Hora se transforme num importante aliado na vida dos paraibanos. 

O aplicativo poderá ser baixado em Smartphone (está disponível nos sistemas IOS e Android) em tablets e computadores, por meio dos sites: www.precodahora.pb.gov.br e www.paraiba.pb.gov.br.


DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO LUTA PELA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DO FESTIVAL DE ARTES JACKSON DO PANDEIRO

O FESTIVAL DE ARTES EM ALAGOA GRANDE TORNOU-SE O MAIOR EVENTO CULTURAL DO BREJO PARAIBANO COM O APOIO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO
Visando sedimentar definitivamente o Festival de Artes Jackson do Pandeiro de Alagoa Grande no calendário de eventos da Paraíba, o Deputado João Bosco Carneiro Junior elaborou um requerimento parlamentar solicitando a destinação de recursos permanentes para realização anual deste festival cultural. Isso porque nossa cultura precisa ser valorizada e o pandeiro do Rei do Ritmo precisa continuar ecoando através dos tempos! Viva Jackson! 

Atendendo uma solicitação do Conselho Estadual da Cultura através do Conselheiro Severino Antonio da Silva (bibiu), o Deputado destinou já para o Festival deste ano, uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 Mil Reais e com este novo Requerimento esperamos que o Governo do Estado torne este aporte financeiro permanente para que possamos fazer em Alagoa Grande, o que antes existia em areia como o famoso Festival de Artes.  A classe artística e o trade turístico da Paraíba, parabenizam o Deputado por tão nobre iniciativa.

  A “ROTA CULTURAL CAMINHOS DO FRIO” É UM ROTEIRO TURÍSTICO DE SUCESSO E TEM O APOIO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO

 
O Brejo paraibano está de portas abertas para você que vai prestigiar a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio, evento que começou nesta segunda-feira (1º) em Areia, e termina no dia 1º de setembro, em Alagoa Grande com o Festival de Artes Jackson do Pandeiro.

Contribuindo para que o evento possa se tornar sustentável e atrair o maior número de turistas, o deputado João Bosco Carneiro Junior conseguiu aprovar uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 500 Mil Reais destinados ao Festival de Artes Jackson do Pandeiro que acontece em Alagoa Grande de 26 de Agosto a 1º de Setembro uma vez que este é um ano especial porque estamos a comemorar o “CENTENÁRIO DO REI DO RITMO”.
 
Confira o calendário e seja bem-vindo!
01 a 07 de Julho - Areia
08 a 14 de Julho - Pilões
15 a 21 de Julho - Matinhas
22 a 28 de Julho - Solânea
29 de Julho a 04 de Agosto - Serraria
05 a 11 de Agosto - Bananeiras
12 a 18 de Agosto - Remígio
19 a 25 de Agosto - Alagoa Nova

26 a 01 de Setembro - Alagoa Grande 

DEPUTADO JOÃO BOSCO JUNIOR PARABENIZA DONA EDITE POR TER SIDO ELEITA “MESTRA DA CULTURA PARAIBANA”.
DONA EDITE PRESTIGIADA POR PARLAMENTARES e AUTORIDADES DIVERSAS
Nesta sexta-feira, 05, saiu o resultado do Edital dos Mestres da Cultura Paraibana e para nossa satisfação, com projeto de Severino Antonio (bibiu do jatobá) que concorria  desde 2017 na Secretaria da Cultura do Estado da Paraiba, a Sra. Edite José da Silva (Dona  Edite do Coco – Cirandeira do Quilombo de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande), foi eleita pelo Conselho Estadual da Cultura, como MESTRA DA CULTURA DA PARAIBA e vai receber além do CERTIFICADO DE MESTRA, uma ajuda financeira no valor de 2 SALÁRIOS MÍNIMOS, DO GOVERNO DO ESTADO, PARA O RESTO DA VIDA.

Amiga pessoal e de muitas décadas do Deputado João Bosco Carneiro Junior, o mesmo vem de público parabenizar a conquista de Dona Edite e de Alagoa Grande por ter uma MESTRA DA CULTURA no calendário das Estrela do Mestre Canhoto da Paraiba.  O Deputado João Bosco, que torceu muito pela vitória Dona Edite ficou visivelmente emocionado quando soube da notícia da vitória de sua mais admirada artista alagoagrandense.

Matéria Editada por Severino Antonio (bibiu do jatobá) - Fone/Zap: 9 9369 3233.