sexta-feira, 26 de julho de 2019

O MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE COMPLETA 154 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

HOJE, 26 DE JULHO DE 2019,  O MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE COMPLETA 154 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Alagoa Grande era parte integrante do município de Areia (cidade onde nasceu José Américo de Almeida, político e romancista, autor de A Bagaceira) até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade.
O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865. Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Por conta desta última data muitos acreditam que o município completou 1 século de emancipação no ano de 2008, quando na verdade já decorreram 147 anos deste fato histórico.
Esta era uma região que cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar (que destruiu a Mata Atlântica do lugar, desfigurando a cobertura vegetal) que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza econômica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.
Embora a cidade tenha se estagnado economicamente ao longo da segunda metade do século XX (com a população ao invés de aumentar, diminui, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades). Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município (tanto o turismo histórico, quanto o turismo rural e ecológico).
Neste município se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento econômico e cultural da cidade. Também é terra de Oswaldo Trigueiro, grande estadista que dentre os vários cargos que ocupou, destacamos: Deputado Federal, Governador da Paraíba, (...), e Presidente do Supremo Tribunal Federal. Tambem é terra de Margarida Maria Alves, líder camponesa assassinada pelos latifundiários em 1983 e do musico e cantor Jackson do Pandeiro que neste ano de 2019, estaria completando 100 anos se vivo estivesse.
Pesquisa e resumo de Severino Antonio (bibiu) zap: 993693233.

Nenhum comentário:

Postar um comentário