segunda-feira, 21 de outubro de 2024

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITA AO GOVERNO DO ESTADO QUE SEJA INSTITUIDO O “SELO SANGUE SOLIDÁRIO” AS UNIVERSIDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS E FACULDADES QUE INCENTIVAREM A DOAÇÃO DE SANGUE

 
Doar sangue é um verdadeiro gesto de solidariedade, pois proporciona esperança a quem precisa. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É preciso criar o hábito de doar. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. O Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País.

Por isto, instituir o Selo Sangue Solidário as universidades, centros universitários e faculdades que incentivarem a doação de sangue é uma forma de incentivar as doações por mais pessoas da sociedade.  O "Selo Sangue Solidário", cuja formatação consta do Anexo Único desta Lei, terá validade de 1 (um) ano, podendo ser renovado por meio da comprovação do atendimento aos requisitos desta Lei.

Porém, para adquirirem o selo, as instituições mencionadas no art. 1º organizarão campanhas semestrais ou anuais de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro da Paraíba  

Essa é a intenção desse projeto. Fazer com que a doação de sangue seja uma prática comum e cada vez maior.

Diante do exposto, considerando a importância da matéria, e da relevância do assunto, e que a matéria legislativa ora apresentada obedece aos requisitos constitucionais de natureza formal e material, e regimentais, e em virtude de todo o exposto, contamos com a compreensão dos meus pares para aprovação desse Projeto de Lei, solicitou o Deputado.



GRAÇAS AO DEPUTADO BOSCO JUNIOR A ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DO SAMBA SE TORNA ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA

 

As escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes — que podem  ser algumas centenas ou até milhares — usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre "carros", onde também são colocadas esculturas de papel machê, além de outros adereços.

Na Paraíba, essa manifestação cultural vem crescendo a cada ano. Isso faz com que a cultura paraibana seja disseminada a nível estadual e até mesmo nacional.

Várias agremiações paraibanas representam esse tipo de expressão cultural. Umas delas é a ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DO SAMBA. A Associação Cultural Império do Samba - ACIS se classifica como patrimônio de utilidade pública. Como se verá adiante, trata-se de uma forma de preservar a cultura e a dignidade da pessoa humana, em constante criação, responsável pela preservação da vida em sociedade.


Perceber-se-á que é caracterizado por representar e ressignificar a vida de muitos cidadãos, através da pratica desportiva e exploração cultural, levando ao sentimento de pertencimento de lugar para todos que o compõe. O reconhecimento de utilidade pública, através de lei ordinária, é instrumento jurídico idôneo à sua salvaguarda, por promover sua identificação, promoção e valorização.

Desse modo, urge assentar, nos anais legislativos, quem tem tornado indelével nossa própria História.

Associação Cultural Império do Samba – ACIS, é uma associação sem fins lucrativos, de caráter jurídico para fomentar a modalidade cultural da comunidade de João Pessoa. Ela vem contribuindo para a promoção da dignidade da pessoa humana através do esporte. Dentre suas finalidades têm-se, a promoção de ações em favor da criança e do adolescente, da pessoa idosa e demais faixa etárias

Portanto, com vistas à consecução do interesse público, solicito a meus Pares a aprovação desta propositura, que reconhece a Associação Cultural Império do Samba – designada por Associação ACIS, como instituição de utilidade pública.

Uma vez aprovada a matéria, foi a mesma para a apreciação do Sr. Governador que aprovando a mesma, a sancionou com o nome de Lei 13,107/2024 que Reconhece de Utilidade Pública a Associação Cultural Império do Samba - ACIS, localizada no município de João Pessoa, neste Estado. E a comunidade foi vitoriosa com mais esta ação do Deputado João Bosco Junior.





sexta-feira, 18 de outubro de 2024

PROJETO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO TORNA DE UTILIDADE PUBLICA A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL “INDEPENDENTES DE MANDACARU”.

 

Foi através do Projeto de Lei nº 1.268/2023 que o Deputado Bosco Carneiro conseguiu transformar a ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL INDEPENDENTES DE MANDACARU – ARCIM, em uma “instituição de utilidade pública”.

Na sua justificativa o Deputado argumentou que a ARCIM é uma associação sem fins lucrativos, de caráter jurídico para fomentar a modalidade cultural da comunidade de João Pessoa. Ela vem contribuindo para a promoção da dignidade da pessoa humana através do esporte.

A Associação Recreativa e Cultural Independentes De Mandacaru (Associação ARCIM) – vem promovendo, gratuitamente, o incremento da qualidade de vida dos cidadãos, através do desenvolvimento social, de programas culturais, na priorização da preservação da vida humana.   Depreende-se, de suas finalidades e atividades, que promove os mais caros valores constitucionais e legais, em perfeita harmonia, objetivando o aperfeiçoamento intelectual, material, cultural e moral dos paraibanos. 

 ‘Portanto, com vistas à consecução do interesse público, solicito a meus Pares a aprovação desta propositura, que reconhece a Associação Recreativa E Cultural Independentes De Mandacaru – designada por Associação ARCIM, como instituição de utilidade pública”. Solicitou o Deputado.

O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governador João Azevedo que passou a vigorar com o nº 13.038 d 04 de Janeiro de 2024 tornando assim realidade o sonho daquela comunidade que agradece ao Deputado João Bosco Junior pelo esforço e pela conquista de tão nobre feito.



quinta-feira, 17 de outubro de 2024

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE ATENDIMENTO AO AUTISTA EM VÁRIOS MUNICÍPIOS

 

Através do Requerimento 12.676/2024, o Deputado João Bosco Junior, solicitou ao Governo do Estado a implantação de Centro de Atendimento ao Autista em diversos municípios dentre os quais Alagoa Grande, Massaranduba, Marí, Itabaiana, Mogeiro, Alagoinha e Serra Redonda.

Com a implantação em Campina Grande do CAA, as três macrorregiões de saúde da Paraíba têm sedes com serviços de reabilitação da Rede Estadual às Pessoas com Autismo.

Ocorre que, muitos dos pacientes atendidos nesses centros necessitam se deslocar de seus municípios. Alguns de localidades mais distantes, outras de mais perto. Porém, muitas das vezes o transporte destinado para esse fim ou não existe, ou não é especifico para os portadores de TEA.

EM ALAGOA GRANDE, PASSEATA COM MÃES DE AUTISTAS - REIVINDICAÇÃO

Assim, é imprescindível que o Governo do Estado tome as devidas providências no tocante a instalar novos CAA, nos mais diversos municípios do Estado da Paraíba. O que é mais importante, é minimizar os efeitos dos transtornos que acometem os portadores de TEA.

Para tanto, necessário se faz que haja uma cooperação mútua entre Estado e

Municípios, salientou o Deputado.





segunda-feira, 14 de outubro de 2024

DEPUTADO JOÃO BOSCO CONSEGUE APROVAR REQUERIMENTO QUE INDICA CIDADES COM POTENCIAL TURISTICO NA PARAIBA.


 Atendendo solicitação do Deputado Bosco Carneiro, o Governador do Estado da Paraíba, classificou diversas cidades como sendo de Interesse Turístico possibilitando o recebimento de Repasses Anuais para serem investidos em Infraestrutura e Equipamentos que digam exclusivo interesse na política de Turismo na cidade. 

Cidades como Alagoa Grande, Ingá, Itabaiana, Mogeiro, Pilões, Taperoá e outras, estão credenciadas a receberem recurso anuais reservado para investirem no setor Turístico do Município.  Foi uma ação parabenizada pelo demais Deputados uma vez que eles sabem da importância desta ação na contribuição para a alavancagem do Município.

Agora estas e outras cidades aguardam pela entrada destes recursos para que somados com os recursos federais advindos do Governo Federal possam investir no fomento ao Turismo, apoiar os Fazedores de Cultura e cuidar da melhoria dos Equipamentos Turísticos.

Esta ação vem também ajudar aos municípios cujos prefeitos não têm como prioridade a cultura local e penalizam os artistas, as artes, o sistema cultural como um todo deixando desemparado o sistema turístico que em cidades como Alagoa Grande, o mesmo se alimenta de nossa diversidade cultural e quando esta não é bem amparada ou bem orientada, o setor Turístico sofre pesadamente.  Este requerimento busca trazer de volta os turistas de volta não só do brejo paraibano mas sim, de toda a Paraíba e de todo o Nordeste.





domingo, 6 de outubro de 2024

NETO CARNEIRO VENCEU EM ALAGOA GRANDE PORQUE CAIU NA "GRAÇA DO POVO".

 

O Candidato NETO CARNEIRO do Republicanos-10, caiu na graça do povo de Alagoa Grande, PB, e deve vencer as eleições para Prefeito, com grande diferença de votos frente ao seu principal adversário, Fernando de Fortunado, apoiado pelo atual Prefeito Antonio Sobrinho.

Conforme nosso site acompanhou ao longo destes últimos dois meses de Campanha, existe uma diferença enorme de NETO CARNEIRO e seu adversário na forma de tratar as pessoas.  Neto, onde chega é abraçado, acariciado, respeitado principalmente pelos idosos que acompanham o grupo desde os idos de Dr. João Bosco Carneiro passando o legado para o atual Deputado Estadual Junior Carneiro, pai de Neto Carneiro.

Enquanto NETO é recebido com carinhosos abraços e desejos de vitória e bênçãos, o adversário Fernando de Fortunato quase sempre anda só e quando as pessoas o encontram, o tratamento não passa ade um simples aperto de mão.  Dizem as pessoas que por ser discípulo do atual prefeito Antonio Sobrinho que tem fama de tratar as pessoas grosseiramente (tanto que o mesmo tem o apelido de Dr. Chibata) e humilhar até certos Secretários, a maioria das pessoas “têm um certo medo) de chegar perto deles.

Outra coisa que os repórteres de nosso site observaram ao longo da campanha, foi a acolhida que a juventude alagoagrandense para com Neto Carneiro.  Visto como um jovem religioso, de mente aberta e de práticas democráticas invejáveis, Neto abraçou e foi abraçado pela juventude.  Sempre com o seu Terço religioso no braço para onde quer que vá, Neto é admirado agora por jovens, idosos, religiosos, enfim o povo em geral.


Outro fato que deu destaque em diferencial para melhor de Neto para com Fernando de Fortunato (em dado momento da campanha o mesmo tentou até mudar de “nome” trocando de Fernando de Fortunato para Fernando de Sobrinho, meta que não decolou), foram as propostas Culturais que Neto tem para a Cultura e os Artistas de Alagoa Grande.

Em troca por este certeiro apoio, os jovens artistas da cidade, não pararam de produzir Vídeos, Clipes, Memes e Documentários elogiando NETO e mostrando que Ele terá um tratamento bem melhor para os Artistas e a Cultura do Municipio que neste ultimos oito anos do Prefeito Antonio Sobrinho que desprezou a nossa Diversidade Cultural, menosprezou, excluiu e desvalorizou nossos Artistas e terminou por ENTERRAR O TURISMO  e algumas de nossas mais marcantes tradições como a nossa saudosa Banda de Música.

São por estas e outras que em toda rua, praça, esquina por onde andamos hoje em Alagoa Grande, 06 de Outubro, dia da Eleição, na maioria absoluta das manifestações de blusas, bonés, bandeiras, carros, motos, pessoas do povo se confraternizando, vemos em cada olhar, em cada rosto a nítida cor Vermelha simbolizando Neto Carneiro e João Montenegro que pelas primeiras impressões deste dia, não temos dúvidas, ELES SERÃO OS VENCEDORES.

Reportagem de bibiu do jatobá.