Segunda-feira de carnaval é dia do “BLOCO DO TOTONHO” sair pelas ruas de Alagoa Grande, homenageando a atriz Clarissa Marques (passinha), que se foi prematuramente.
Totonho era um músico da tradicional Banda de Música Cônego Firmino Cavalcante, que existiu desde 1956 mas que por absoluto descaso, os dois últimos prefeitos do município, não deram apoio a mesma e terminou por se ver um belo componente de nossa cultura, ir-se embora. Mas até hoje, o povo reclama e jamais vai esquecer de nossa banda de música e de seus “santos musgueiros.
Clarissa Marques, assim como Robério Chaves, foram jovens muito ativos no fazer cultural de Alagoa Grande. Passinha, atriz, produtora, cantriz e Robério Chaves, músico, cantor e produtor musical, deixaram sua marca na cultura alagoagrandense e recebem aqui e alí, belas homenagens.
O bloco do Totonho sai costumeiramente da Rua da Boa Vista por volta da 20 h e percorre as principais ruas da cidade. O carnaval de Alagoa Grande caiu de produção, de atrações, vertiginosamente. Se foi a época das Escolas de Samba produzidas por Bibiu do Jatobá, depois feio a época dos Trios Elétricos no início do século e há mais de 10 anos que a prefeitura não investe pra valer nas atividades do foliões que em massa, os que podem, se vão para as cidades litorâneas.
Mas como Cultura é resistência, Carnaval é resistência e ousadia, não morrem, persistem na espontaneidade das pessoas ditas “foliões”. E termina por se tornar até uma festa alegre e bonita. Não te convidamos mas querendo, não deixem de participar do CARNAVAL DOS QUE FICAM.
E amanhã, encerrando as reatividades carnavalescas do povo da cidade, teremos o BLOCO DA VIRGENS que continua original e arrasta multidões pelas ruas da cidade. O mesmo sai do QUIOSQUE BOB ESPONJA por volta de 20 h. E que aproveitemos um pouco desta festa que muito depende apenas de nossa alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário