terça-feira, 7 de abril de 2015

DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR PROTOCOLA REQUERIMENTO SOLICITANDO DO GOVERNO DO ESTADO O ENVIO PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PROJENTO DE LEI ORGÂNICA e PCCR PARA OS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA DA PARAIBA

O deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior protocolou nessa segunda-feira, 6 de abril, um requerimento ao governo do estado solicitando o envio dos projetos de Lei Orgânica e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos agentes de segurança penitenciária da Paraíba.

Na sua justificativa, o parlamentar lembrou que as atribuições funcionais dos agentes penitenciários – manter a segurança dos estabelecimentos prisionais e zelar pela integridade física e moral dos apenados – nunca foram legalmente regulamentadas no estado da Paraíba, existindo apenas no conhecimento popular.
De acordo com João Bosco, atualmente as competências dos agentes de segurança penitenciária encontram-se pulverizadas em inúmeros atos infralegais, a exemplo de regulamentos, resoluções, portarias, dentre outros. Isso dificulta o conhecimento, pelos próprios agentes, de suas atribuições no dia-a-dia de trabalho nas unidades prisionais.

“Gera-se, assim, uma situação de insegurança jurídica, uma vez que os atos regulamentares não possuem a mesma força, legitimidade e publicidade daqueles que se originam do devido processo legislativo. Dessa maneira, revela-se imperiosa a edição da Lei Orgânica e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Agentes Penitenciários da Paraíba, definido seus direitos, deveres e atribuições”, declarou o deputado.

Ele disse ainda que o envio e posterior aprovação dos projetos “representam a certidão de nascimento e um marco na valorização dessa carreira pública”. João Bosco espera que as matérias sejam avaliadas e aprovadas o quanto antes, para fazer com que o sistema prisional paraibano continue avançando no profissionalismo que vem apresentando nos últimos anos.

Editado por bibiu do jatobá direto do site Paraiba em Q A P

Nenhum comentário:

Postar um comentário