domingo, 27 de dezembro de 2015

CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO COM A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CULTURA PARAIBANA

COORDENADA PELO DEPUTADO JOÃO BOSCO C. JUNIOR, A FRENTE FOI RECEBIDA PELO SECRETÁRIO DA CULTURA POETA LAU SIQUEIRA E DEMAIS CONSELHEIROS.  PRESENÇA DO VEREADOR JOSILDO OLIVEIRA, de Alagoa Grande, PB, AUTOR DA PROPOSITURA .

 Aconteceu na terça-feira, 22 de Dezembro, a primeira reunião entre a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Paraibana e o Conselho Estadual da Cultura para traçarem uma um cronograma de trabalho entre as duas instituições objetivando a viabilização de mapeamento de recursos financeiros no âmbito das finanças estaduais para serem destinadas ao financiamento dos projetos culturais projetados pela Secretaria Estadual da Cultura.
 
 A Frente Parlamentar foi representada pelo Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior que foi recebido pelo Secretário de Estado da Cultura, Poeta Lau Siqueira, e demais Conselheiros.  De Alagoa Grande estiveram ainda o Vereador Josildo Oliveira e Severino Antonio da Silva (bibiu), Conselheiro representante do Brejo Paraibano.   A reunião aconteceu na Secretaria da Cultura provisoriamente instalada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. 

SOBRE A IDEIA DA CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR.

Atendendo uma proposta do Conselheiro Severino Antonio (bibiu), o Vereador Josildo Oliveira aprovou na Câmara Municipal de Alagoa Grande, um Requerimento solicitando que “a Assembleia Legislativa do Estado, criasse a exemplo da Frente Parlamentar em Defesa das Águas, uma Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Paraibana”.  A propositura foi aceita pela Assembleia Legislativa do Estado e a solicitada Frente foi criada e sua coordenação entregue ao atuante Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior que por sinal é também de Alagoa Grande, terra do Conselheiro Severino Antonio (bibiu) e do Vereador Josildo Oliveira.
 Ao saber da criação da citada Frente, o Secretário Lau Siqueira, que a afirma que “a Cultura da Paraiba passa por sérias dificuldades financeiras”, tratou de convidar a Frente para uma reunião que teve ainda as presenças do Dr. Murilo Padilha, Diretor do Jornal “A União”; do Coordenador do Projeto Prima, Músico e Compositor Milton Dornellas; e do Chefe do Gabinete do Deputado Bosco Junior, o Jurista Dr. Manoel Sales Sobrinho.
 Dentre as diversas propostas apresentadas ficou acertada uma AUDIÊNCIA PÚBLICA na Assembleia Legislativa para o próximo mês de Fevereiro onde serão recebidas e debatidas as diversas propostas que visem mapear possibilidades do aumento de receitas em favor da Cultura Paraibana e a possível criação de um Fundo de Reservas para que a Secretaria da Cultura, diferente do processo atual, só emita um Edital de Cultura a partir do momento em que tiver DINHEIRO EM CAIXA.

 Hoje, pelo modelo atual, onde os Editais estão vinculados ao Orçamento Geral do Estado, e num momento de crise como esta que ora se atravessa, por ser apenas uma proposta, não foi materializado financeiramente toda a proposta financeira ficando boa parte dos projetos aprovados pelo FIC (Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos), sem receberem o repasse financeiro pactuado.
 
O Conselheiro Severino Antonio (bibiu) solicitou que a Frente também coloque em discussão uma “reordenação do foco de cobertura dos veículos de Comunicação do Estado como o Jornal “A União”, a Rádio Tabajara AM e FM, a TV Assembleia”, etc, para cobrirem também os Eventos Culturais realizados no interior do Estado pois, nos municípios interioranos são onde acontecem a maioria dos eventos enfocando a verdadeira Cultura Popular como a CIRANDA, o COCO DE RODA, os FESTIVAIS DE VIOLAS, de TEATRO, de DANÇAS, as FEIRAS DE CORDÉIS, XILOGRAVURA, PINTURAS, e muito FORRÓ considerado a mais popular de nossas expressões culturais”.
 
Com amplo entendimento entre a Frente Parlamentar e o Conselho da Cultura, a reunião terminou com extensa pauta de trabalho aprovada ensejando um ano de trabalho bastante produtivo em favor da Cultura Paraibana.   O Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior se colocou totalmente à vontade para encaminhara as propostas e os debates e espera a ampla participação da classe artística de toda a Paraiba para ver se de uma vez por todas, possamos dotar o nosso fazer cultural com recursos suficientes para realizar os projetos da Secretaria da Cultura e os sonhos dos artistas paraibanos.
REPORTAGEM e FOTOS de:   +++++++++++++++++++++++++++++++

SEVERINO ANTONIO – BIBIU

CONSELHEIRO ESTADUAL DA CULTURA
FONES:  (83) (WZ) 9369 3233 – 3273 2733 - 9903 2392
Alagoa Grande, PB, Terra de Jackson do Pandeiro, de Margarida Alves, de Oswaldo Trigueiro, do Dr. João Bosco Carneiro, das Cirandeiras de Caiana, da Violeira Soledade, da Cia Oxente de Teatro, do Poeta Saulo Mendonça, da Frente Trovadora, da Cachaça Brejeira, do Teatro Santa Ignêz e outras importantes expressões culturais.

Um comentário:

  1. Though throughout sociable sciences study opening track record advice can frequently fit in the materials evaluate percentage of that daily news, common historical past details really should not be thought to be an alternative for the complete overview along with functionality regarding important investigate booklets. https://imgur.com/a/iDm8t6w https://imgur.com/a/OWXH9jP https://imgur.com/a/XCGurKP https://imgur.com/a/tAWdBfb https://imgur.com/a/lnKTSTm https://imgur.com/a/OEPzw4f https://imgur.com/a/vp83kWc

    ResponderExcluir